- Dr. Walmir Coutinho
- Acessos: 8150
O estudo Look AHEAD falhou em demonstrar que a perda de peso reduz desfechos cardiovasculares em diabéticos obesos
O Estudo Look AHEAD gerou imensa expectativa entre a comunidade científica.
A cada década o NIH Norte-Americano tem financiado um estudo na área de diabetes que eles consideram com potencial de modificar as diretrizes terapêuticas. Assim foram justificados o DCCT e o DPP.
O objetivo principal do LOOK AHEAD era testar a hipótese de que um programa de tratamento clínico intensivo para redução de peso poderia reduzir a incidência de desfechos cardiovasculares em pacientes com diabetes do tipo 2.
Os primeiros resultados foram animadores, sendo obtida uma perda de peso ao final do primeiro ano de 8,6% no grupo intensivo contra 0,7% no grupo controle.
Ao final do 4o ano boa parte desta diferença já se dissipara, com o grupo intensivo recuperando 2,45% do peso inicial, o que correspondia a 28% do resultado obtido no primeiro ano.
No ano de 2011 fui convidado a comentar estes resultados de 4 anos e...