O Futuro Está Próximo e ao Nosso Alcance


Dr. Walter Minicucci
Especialista em endocrinologia e metabolismo pela SBEM
Mestre em Clínica Médica pela UNICAMP
Médico assistente das disciplinas de Endocrinologia e Metabologia da UNICAMP
Presidente da SBD

Na sessão, patrocinada pela empresa Medtronic, um dos seus engenheiros mais importantes, Mastrototaro, mostrou a procura de busca de recursos, caminhos que viabilizem o uso das novas tecnologias de utilização mais fácil, no dia a dia das pessoas com diabetes. Ele relatou a pesquisa e desenvolvimento desses softwares e aparelhos médicos, que serviriam para estes propósitos, tais como:

  • Uso de telefone celular para download automático das glicemias do sensor, com alertas de hipoglicemia e também para disparar torpedos para familiares, no caso de hipoglicemia. 
     
  • Babás eletrônicas com alerta no quarto dos pais, com o filho usando sensores de tempo real e tecnologia de Bluetooth para enviar medidas de glicemia para o painel do carro.

Um dos novos passos para chegar ao sistemas de alca fechada (pâncreas eletrônico) foi apresentado no simpósio. Uma nova geração de bombas acopladas ao sensor, a X54, apresenta como diferencial, a capacidade de suspender automaticamente a infusão basal por duas horas, diante de uma hipoglicemia não corrigida.

VOLTAR

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes