Os últimos anos vêm nos mostrando um aumento dramático na incidência e prevalência do Diabetes, principalmente o diabetes tipo 2, muito associado à obesidade. Com o aumento na prevalência da doença e, conseqüentemente, de suas complicações, estamos assistindo a uma multiplicação de novos medicamentos que podem ser usados para controle dos níveis glicêmicos. Somente nos últimos dois anos vimos surgir uma classe de medicamentos com mecanismo de ação totalmente diferente dos demais, novas medicações que também ajudam no manejo do excesso de peso, novas insulinas e, mais recentemente, o anúncio da insulina inalada, que deve ter seu comércio iniciado em 2015 nos EUA.

Um dos maiores desafios no manejo de pacientes com diabetes tipo 2 é o controle do excesso de peso. A obesidade é uma doença de controle extremamente difícil e, em alguns casos, o paciente se torna tão resistente à insulina que mesmo com doses altas não é...

Para o brasileiro, essa época de copa do mundo é especial. Não porque o futebol seja uma paixão. No Brasil, futebol é religião. Nesse momento de alegria contagiante, são comuns os excessos e os cabelos dos endocrinologistas ficam um pouco mais brancos com o prospecto de glicemias elevadas e exames descompensados. Revisam-se prescrições de orientação alimentar e de como escolher melhor os petiscos. Reforça-se não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas para impedir glicemias fora do padrão e hipoglicemias. Os jovens são um grupo de risco em particular.

Mas a copa é antes de tudo um evento esportivo. Então por que não aproveitar esse período para tentar engajar mais os pacientes com diabetes em atividades físicas, inclusive o futebol? É preciso sempre lembrar o que conseguiríamos atingir se passássemos mais à ativa ao invés de apenas assistir aos jogos e dar uma de técnico. Futebol é um santo remédio.

Talvez...

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes