A incapacidade do organismo em utilizar a glicose pela falta de insulina (hormônio anabólico) pode levar o paciente diabético ao catabolismo, com proteólise e lipólise como mecanismos de fornecer energia1-3,. Além disso, as restrições alimentares impostas para os indivíduos diabéticos podem reduzir o consumo energético-proteico. Estes fatores contribuem para que o diabetes seja associado ao aumento do risco nutricional, desnutrição e sarcopenia, principalmente em pacientes diabéticos idosos. Quando o paciente diabético não consegue atingir a necessidade calórica ou proteica são necessárias adaptações no plano alimentar, incluindo a prescrição de suplementos orais4.

Pacientes diabéticos com indicação de suplementos orais podem receber suplementos padrão, mas as fórmulas especializadas para diabetes são as mais indicadas. Os suplementos orais especializados para diabetes fornecem menor teor de carboidratos, além de conterem carboidratos de baixo índice glicêmico, que melhoram os níveis de glicemia pós-prandial. São formulações com maiores concentrações de ácidos graxos monoinsaturados, que aumentam a...

Artigo comentado: Am J Clin Nutr 2013; 98:146-59. Egg consumption in relation to risk of cardiovascular disease and diabetes: a systematic review and meta-analysis. Schin JY, Xun P, Nakamura Y, He K.

A associação entre o consumo de ovos, doença cardiovascular e diabetes é frequentemente questionada e ainda não está totalmente esclarecida. Estudo recente de revisão sistemática e meta-análise tentou novamente investigar esta possível relação.      

O estudo incluiu 22 coortes independentes de 16 trabalhos publicados até março de 2012, incluindo entre 1.600 e 90.735 participantes com follow-up entre 5,8 e 20 anos. O consumo de ovos foi considerado como alto quando superior a um ovo por dia e baixo como inferior a um ovo por semana ou nunca.

O alto consumo de ovos, quando comparado com baixo consumo, resultou em discreta redução do risco de doença cardiovascular e mortalidade cardíaca, com Hazard Ratio (HR) de: 0,96 para...

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes