\r\n\r\n

Antes de responder a essa pergunta, é importante lembrar que o gerenciamento adequado da taxa de glicemia reduz drasticamente o risco de desenvolver uma complicação. O diabetes é uma doença cercada de mitos, mas, na verdade, quem tem o problema pode levar uma vida mais do que normal: ativa, saudável e feliz.

\r\n\r\n

Entretanto, se não houver acompanhamento, as altas taxas de glicose no sangue podem favorecer algumas complicações. Saiba mais sobre elas e aprenda a identificar os sintomas:

\r\n\r\n
\r\n

Doença renal

\r\n
\r\n\r\n

Os rins são uma espécie de filtro, compostos por milhões de vasinhos sanguíneos (capilares), que removem os resíduos do sangue. O diabetes pode trazer danos aos rins, afetando sua capacidade de filtragem. Mas como isso acontece?

\r\n \r\n

O processo de digestão dos alimentos gera resíduos. Essas substâncias que o corpo não vai utilizar geralmente têm moléculas bem pequenas, que passam pelos capilares e vão compor a urina. As...

Pessoas com diabetes têm risco mais elevado de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, complicações também conhecidas como doença cardiovascular e doença cerebrovascular. Muitas vezes, quem tem diabetes desenvolve essa condição dez anos mais cedo.\r\n

A doença arterial coronariana é a forma mais comum de doença cardíaca em indivíduos com diabetes e aparece quando as artérias que fornecem sangue ao coração são estreitadas ou bloqueadas por depósitos de gordura. Este processo é muitas vezes chamado de "endurecimento das artérias" (aterosclerose). Se as artérias que irrigam o cérebro são atingidas, essa doença pode levar a um acidente vascular cerebral.

\r\n\r\n

Além da alta de glicose no sangue, o excesso de peso (principalmente em torno da cintura), o sedentarismo, a hipertensão e taxas de colesterol desequilibradas são fatores de risco muito comuns entre as pessoas com diabetes. A atenção fica ainda maior se você for fumante ou tiver história familiar de doença cardíaca ou...

A pressão arterial é uma medida da força com que o sangue pressiona as paredes dos vasos sanguíneos. Muitas vezes, no entanto, as pessoas têm hipertensão e não sabem, porque ela pode ficar assintomática por muitos anos. Para pessoas com diabetes, o ideal é manter a pressão abaixo de 13/8. Você sabe o que esses números significam? O número maior indica a pressão quando seu coração contrai e bombeia o sangue para fora (sistólica). O número menor indica a pressão quando o coração relaxa entre as batidas (diastólica).\r\n

Ter pressão alta estressa o corpo e pode prejudicar não só o coração, mas também o cérebro, os rins e os olhos. A alta taxa de glicose no sangue também é um fator para hipertensão, porque pode levar ao endurecimento das artérias. Você deve medir a pressão sempre que for a uma consulta médica.

\r\n\r\n

Faça essas perguntas a você mesmo:

\r\n\r\n

- Minha pressão...

-Infecções bacterianas – são comuns as infecções nas glândulas da pálpebra, a foliculite (infecções dos folículos pilosos), carbúnculos (infecções profundas da pele e do tecido logo abaixo dela) e infecções em torno das unhas. Os tecidos afetados ficam geralmente inchados, vermelhor, doloridos e com temperatura mais alta. Vários micro-organismos diferentes pode causar infecções, sendo os mais comuns as bactérias Staphylococcus.

Com controle da taxa glicêmica e uso correto dos antibióticos, é possível debelar as infecções. Ainda assim, as pessoas com diabetes têm mais infecções bacterianas do que outras. Essa chance pode ser reduzida com bons cuidados da pele e muita atenção na hora de fazer pedicure e manicure.

-Infecções fúngicas – o causador mais comum é o fungo Candida albicans, do tipo levedura. Ele pode criar erupções cutâneas com comichão em áreas úmidas, geralmente vermelhas e rodeadas por bolhas minúsculas.

Estas infecções ocorrem frequentemente nas dobras quentes e úmidas da...

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes