Mitos e Verdades sobre Diabetes

Dr. Fernando Valente

  • Professor da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC
  • Editor dos Podcasts da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)
  • Coordenador dos Ativos de Comunicação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)
  • Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

Chá ajuda no controle do diabetes? Veja 7 mitos e verdades sobre a doença!

 Acompanhando o diagnóstico do diabetes, não faltam receitas milagrosas que prometem controlar a doença. Afinal, canela ajuda no tratamento? E os produtos dietéticos, eles podem ser consumidos sem moderação?

“É fato que a dieta é parte fundamental no controle do diabetes, mas é necessário estar atento para não cair em armadilhas e colocar a saúde em risco. Informação é o principal meio para desmistificar alimentos ditos milagrosos”, avalia Fernando Valente, médico endocrinologista e coordenador de Comunicação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Pensando nisso, veja abaixo sete mitos e verdades sobre alimentação e diabetes!

 

Pessoa com diabetes não pode consumir frutas - MITO

Apesar de ricas em carboidratos, são alternativas saudáveis e podem ser consumidas em porções controladas. “Prefira as mais fibrosas, como maçã, pera, limão e laranja. As com alto índice de gordura, como o abacate, também terão menor índice glicêmico e o carboidrato será absorvido lentamente”, orienta Valente.

Importante lembrar que frutas contêm açúcar, a frutose, e, quando consumidas em excesso, podem contribuir para o descontrole glicêmico. Por isso, recomenda-se o máximo de quatro porções diárias.

 

Produtos dietéticos só com moderação - VERDADE

Ainda que isentos do açúcar, produtos dietéticos nem sempre são mais saudáveis e podem, inclusive, ter mais calorias do que o alimento convencional, como é o caso do chocolate diet. Isso ocorre justamente para que seja mais palatável, mas pode representar risco para a saúde da pessoa com diabetes, que é mais propenso a doenças metabólicas, como colesterol alto.

 

Mel pode ser ingerido livremente - MITO

Apesar de natural, o mel tem alto teor de frutose e glicose e, logo, sua ingestão deve ser controlada e compensada dentro de uma dieta balanceada. Mesmo com índice glicêmico menor que o açúcar refinado, ainda pode causar alterações na glicemia e prejudicar o controle do diabetes.

 

Bebida alcoólica pode ser consumida com moderação - VERDADE

Ela não está totalmente proibida, mas é preciso ter cuidado, já que ela aumenta o risco de hipoglicemia, especialmente nos pacientes que usam insulina ou medicamentos que estimulam a produção do hormônio. A Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda o consumo diário máximo de 1 dose para mulheres e 2 doses para homens, sendo 1 dose equivalente a 360 mL de cerveja (1 lata), 150 mL de vinho (1 taça) ou 45 mL de destilado.

 

Chá ajuda a controlar o diabetes? - VERDADE

Chás, assim como o café e a canela, possuem propriedades anti-oxidantes e apresentam bons resultados na redução da glicemia, porém não há estudos científicos de alto nível que evidenciem e garantam a eficácia de chás e plantas medicinais. Em geral, chá faz bem para a saúde e podem ser incluídos na dieta - contudo, apesar de diminuir fatores que agravam o diabetes, não têm efeitos curativos.

 

O preparo do alimento muda o índice glicêmico - VERDADE

O preparo e o acompanhamento influenciam no índice glicêmico do alimento. Por exemplo, o suco de laranja tem uma taxa maior do que a própria fruta, já que é consumida sem o bagaço, rico em fibras. No acompanhamento, incluir proteína ou gordura na refeição retarda a absorção dos carboidratos.

 

Doces são completamente proibidos - MITO

Tal como as frutas, os doces podem ser consumidos com moderação. Porém, ainda precisam de maior atenção, uma vez que não apresentam quantidade considerável de fibras em sua composição. O excesso de glicose no sangue pode acarretar na oxidação excessiva de órgãos, sobretudo vasos sanguíneos, causando lesões renais e oculares, por exemplo. O ideal é consultar um nutricionista para analisar a melhor forma de incluir doce na dieta.

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