Aplicativo para prescrição de insulina ganha versões em inglês e espanhol

São Paulo, maio de 2020. Após bem sucedida trajetória inicial, o endocrinologista Marcos Tadashi K. Toyoshima inicia o processo de internacionalização do aplicativo InsulinAPP-UTI. Criado para facilitar a prescrição médica de insulina, o aplicativo brasileiro ganhou versões nos idiomas inglês e espanhol. O projeto do software iniciou-se devido à necessidade de estabelecer um protocolo seguro e eficaz para a realização de insulinoterapia endovenosa em bomba de infusão contínua em pacientes de UTI.

Lançado em 2016, o aplicativo segue protocolo desenvolvido pelo Dr. Toyoshima e sua equipe formada pelos Dr. Alexandre Barbosa Câmara de Souza, Dra. Priscilla Cukier, Carlos Tack e Ana Carolina Cândido. Foi validado pelo Hospital Santa Catarina e dentre os resultados estão taxas de hipoglicemia inferiores a 0,5% dos casos relatados. Atualmente, o aplicativo é disponibilizado gratuitamente (http://www.insulinapp-uti.com.br) e é utilizado por instituições como InCor, Hospital Sírio Libanês e Hospital Santa Catarina, de São Paulo. E também pelo hospital baiano Santa Izabel.

Segundo o Dr. Toyoshima, a ideia de traduzir o conteúdo do app surgiu a partir de comentários de profissionais de outros países, em congressos e eventos, sobre a dificuldade de utilizá-lo estando somente em português. De acordo com ele, os próximos passos serão implementar novas funcionalidades e relatórios.

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes