Qual o melhor tipo de exercício para o diabético tipo 1?

Dra. Andréa Messias Britto Fioretti

  • Endocrinologia e Medicina do Esporte

Rotineiramente se questiona sobre o melhor tipo de exercício (aeróbio ou anaeróbio, também conhecido como exercício de força ou resistido) para um controle adequado da glicemia nos portadores de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) durante e após o exercício. Atualmente não há consenso em relação a essa questão, inclusive sobre o tipo de exercício mais seguro no combate à hipoglicemia durante e/ou após o esforço.

Yardley e cols (1)demonstraram que durante a prática do exercício aeróbio, a glicemia tende a cair. Por outro lado, durante a prática do exercício resistido pode ocorrer maior elevação de hormônios hiperglicemiantes e consequentemente maior elevação da glicemia. Sendo assim, uma estratégia interessante seria iniciar o exercício resistido quando a glicemia estiver tendendo a cair e o exercício aeróbio quando a glicemia estiver relativamente mais alta ou tendendo a se elevar antes do esforço.

Em uma recente revisão sistemática, Hasan e cols (2) apresentam evidências sobre diferentes estratégias para minimizar o risco de hipoglicemia. Os autores comentam que o exercício intermitente de alta intensidade pode ser mais seguro que o exercício contínuo, devido ao menor declínio da glicemia, mas admitem que novas pesquisas precisam demonstrar se isso se refletiria no número de episódios de hipoglicemia.

Diante desses dados atuais, podemos concluir que não existe um tipo de exercício ideal para todos os momentos do paciente diabético e sim um tipo de exercício mais adequado a depender da glicemia apresentada antes do esforço.

Ciente dessas informações e adequadamente orientado, o portador de diabetes consegue então evitar o adiamento da prática do exercício, usar o exercício como mais um recurso de controle glicêmico e obter outros benefícios como redução do risco cardiovascular, melhora da autoestima, ganho de massa muscular e perda de massa gorda.

Lembre de nos ajudar a divulgar informação científica séria postando esse link em suas mídias sociais, marcando no Instagram e no facebook da Sociedade brasileira de Diabetes.




Referências:

  1. Yardley JE, Kenny GP, Perkins BA, Riddell MC, Malcolm J, Boulay P, Khandwala F, Sigal RJ. Effects of performing resistance exercise before versus after aerobic exercise on glycemia in type 1 diabetes. Diabetes Care. 2012 Apr;35(4):669-75. doi: 10.2337/dc11-1844. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3308306/pdf/669.pdf
  2. Hasan S, Shaw SM, Gelling LH, Kerr CJ, Meads CA. Exercise modes and their association with hypoglycemia episodes in adults with type 1 diabetes mellitus: a systematic review. BMJ Open Diabetes Res Care. 2018 Oct 8;6(1):e000578. doi: 10.1136/bmjdrc-2018-000578. eCollection 2018. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6203053/

AINDA NÃO É ASSOCIADO DA SBD?

Clique aqui para saber mais sobre os valores e benefícios.
Ajude a nossa Sociedade a continuar ajudando quem tem Diabetes!

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 - São Paulo - SP
11 3842.4931