Dra. Andréa Messias Britto Fioretti

  • Endocrinologia e Medicina do Esporte

Nesse ano, o Consenso Europeu de Diagnóstico e Tratamento de Sarcopenia revisou a definição anteriormente aceita em 2010, salientando que se trata de um distúrbio muscular generalizado e progressivo provocado não apenas pela perda de massa, mas também e principalmente pela perda de força muscular. (Cruz-Jentoft 2010 e 2019, Dent, 2018).

Identificada atualmente como doença (CID-10- M62.5), a sarcopenia é um crescente problema de saúde pública mundial. Afeta 5-13% dos indivíduos com idade entre 60 e 70 anos e até 50% dos indivíduos com mais de 80 anos de idade (Morley, 2008). Como já ocorre uma perda gradativa da quantidade de fibras musculares a partir dos 50 anos de idade, a sarcopenia não é exclusiva dos idosos e demanda uma abordagem prematura para evitar o agravamento da perda de força muscular (Faulkner, 2007).

Como está associada ao aumento do...

- AAAHD – Associação Alagoana de Assistência ao Hipertenso e ao Diabético Rua Costa Leite 66 Centro Alagoas Maceió - 57020-540 (82) 3311-8810 / 3311-8808 / 9603-3493 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

...

Podcasts educativos produzidos para o público em geral

A série de programas de rádio 'Em sintonia com o diabetes' faz parte de um projeto de extensão universitária, desenvolvido pelo Grupo de Estudo do Diabetes (GED), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), coordenado pelo Prof. Dr. Edson da Silva desde o ano de 2016. A equipe responsável pelos programas é composta de forma interdisciplinar, por professores, técnicos administrativos, graduandos, pós-graduandos e profissionais das áreas de saúde, tecnologia e comunicação vinculados ou externos à UFVJM.

As ações do projeto são desenvolvidas junto à população de audiência da Rádio Universitária 99.7 FM, que tem abrangência regional no Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas Gerais. É válido destacar que o uso das mídias digitais na educação em diabetes associada a outras estratégias educativas tem sido bem sucedido e despertado envolvimento da comunidade de forma promissora. Desta forma, os...

Após solicitação direta da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), através da presidente Hermelinda Pedrosa, e da Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (FENAD), com o Dr. Fadlo Fraige, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos sensibilizada com as argumentações, interveio e a CONITEC estendeu o prazo para envio de pareceres técnicos-científicos e posicionamentos de pessoas com diabetes para a proposta de incorporação dos análogos de insulinas basais de longa ação no Brasil. Atualmente, o SUS apenas dispensa a insulina humana basal NPH.


...

Pagina 1 de 19

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes