Dr. Mateus Dornelles Severo
CREMERS 30.576
Médico Endocrinologista
Mestre em Endocrinologia/UFGRS

Que vivemos em uma epidemia de excesso de peso e obesidade, não há dúvidas.

A crescente consciência de que os quilos a mais não trazem somente prejuízo estético, mas também problemas de saúde como diabetes mellitus tipo 2, pressão alta, colesterol alto, risco aumentado de morte por doenças cardiovasculares e câncer, tem feito com que se procure alternativas para o tratamento. Um método que vem ganhando espaço na mídia é o uso da gonadotrofina coriônica humana ou hCG. Mas será um tratamento válido? Vejamos o que nos dizem as evidências científicas...

Ao contrário do que se imagina, a controversia sobre o uso do hCG para o emagrecimento já tem 60 anos. Em 1954, o Dr. Simeons publicou na revista Lancet o artigo intitulado “ The action of chorionic gonadotrophin in the obese”. Neste estudo, o hCG era usado em conjunto com uma dieta altamente restritiva, de apenas 500 calorias por dia, com o objetivo de se fazer perder peso sem fome e mantendo a massa muscular. Contudo, estudos melhor desenhados realizados a partir da década de 1970 não mostraram esse efeito benéfico do hCG.

No ano de 1995, o Dr. Lijensen publicou na revista British Journal of Clinical Pharmacology uma extensa revisão de todos os estudos científicos realizados com hCG para o emagrecimento até o momento. O artigo “The effect of human chorionic gonadotropin (HCG) in the treatment of obesity by means of the Simeons therapy: a criteria-based meta-analysis” avaliou 16 estudos e concluiu que não existe qualquer evidência de que o hCG seja efetivo no tratamento da obesidade.

Além de não auxiliar na perda do peso, o hCG não é melhor que o placebo em manter a massa magra, reduzir a fome ou manter o bem estar. Em outras palavras, este estudo diz que usar hCG ou injeções de água dá na mesma, ou seja, é um tratamento sem efeito.

Como se isso já não bastasse, começaram a aparecer relatos na literatura associando o uso do hCG para emagrecimento com efeitos adversos graves como trombose. Um dos artigos mais recentes sobre o assunto foi publicado no ano de 2013 pelo Dr. Goodbar na revista Annals of Pharmacotherapy: Effect of the human chorionic gonadotropin diet on patient outcomes.

Mas se o hCG não funciona e pode fazer tão mal, por que alguns médicos defendem seu uso e o prescrevem? Chegamos aqui a um ponto extremamente delicado...

Segundo os artigos 14, 112, 113 e 115 do Código de Ética Médica é vetado ao médico: praticar ou indicar atos médicos desnecessários ou proibidos pela legislação vigente no País; divulgar informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico; divulgar, fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente; anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina. Um profissional que esteja disposto a ser tão antiético só pode ter um conflito de interesse muito grande com a prescrição do hCG, isto é, está ganhando muito dinheiro com isso.

Não existe milagre no tratamento do excesso de peso e da obesidade. Existe trabalho sério! Medidas como modificação da dieta baseada em protocolos calóricos e nutricionais seguros; programas de exercício adaptados as capacidades e limitações de cada paciente; e aconselhamento comportamental, incluindo desenvolvimento de hábitos alimentares adequados, como lidar com o estresse e ansiedade, e como adaptar a dieta e o estilo de vida dentro do contexto familiar; geralmente demandam trabalho de equipe multidisciplinar responsável e competente.

Modismos e aproveitadores existem e sempre existirão. Quando você for ler qualquer texto na internet ou em revistas, ou mesmo quando for assistir alguma entrevista na TV, sempre procure conhecer as fontes. Certifique-se de que sejam pessoas sensatas e atualizadas, se são ligadas a centros acadêmicos ou a produção científica. Vá atrás das referências citadas e consulte as sociedades médicas e agências de vigilância sanitária. Cuide-se!

VOLTAR

Você não tem permissão para enviar comentários

Comentários  

Mateus Dornelles Severo 30-07-2015 11:41
Boa noite Vinicius,

Li o artigo original do Dr. Simeons publicado na revista Lancet em 1954. Também revisei toda a literatura científica, incluindo a revisão sistemática de 1996 que compilou todos os dados existentes sobre dieta do HCG para chegar à conclusão de que não funciona. Jamais usaria em mim ou em um familiar um tratamento que a ciência já mostrou ser ineficaz há quase 20 anos. Vídeos no You Tube e livros não científicos não são as melhores referências para se avaliar a qualidade de um tratamento. Estão sujeitas a vies. Ao contrário do que dizem, não existe nenhum complô da indústria farmacêutica contra o HCG nem desconhecimento por parte dos médicos. Quem leva a Medicina a sério e honra o juramento de Hipócrates não oferece tratamentos obsoletos e inefetivos aos seus pacientes. Isso não é ético. Infelizmente, muitas pessoas pela dificuldade no acesso à informação de qualidade se deixam enganar. A literatura médica está disponível a quem quiser consultá-la. Basta pesquisar na base de dados Pubmed. Antes de acreditar em qualquer inverdade, procure um médico sério, preferencialmen te com experiência em estudos clínicos, e peça ajuda para interpretar os textos técnicos.

Espero ter sanado algumas de suas dúvidas.

Atenciosamente,

Mateus
vinicius rocha nogueira 29-07-2015 20:27
Prezados, temos opiniões bem contrárias à do Dr. Mateus aqui exposta, como, por exemplo, a do Dr. Naif que passou pelo protocolo ele mesmo, e aqui explica bem como fazer, basta verem no Youtube com o nome Dr. Naif hcg.
E, para todos os que sabem ler em Inglês e querem por si mesmos entender o método, como ele surgiu, etc, temos aqui o livro do Dr. Simeons, aqui vai a dica :
É só colocar no Google, Dr. Simeons e livro, e lá terão o livro para ler ou baixar.
Gostaria de lhe perguntar Dr. Mateus duas coisas: uma você leu o livro do Simeons e tentou o método em você ou em algum paciente, ou parente, entre outros?
Att.,
Vinícius.
Osmarina Silva de Oliveira 26-05-2015 12:53
Boa Tarde


Dr. Estou fazendo o uso de HCG com base diaria de 500 caorias ao dia,mais estou acreditando
que a medicaçãoé que vai me ajudar emagrecer , isso vai acontecer ? ou a HCG é somente uma aguá?


ajude-me estou a ponto de ficar me depressão caso não consiga perder peso, o senhor acha que a REDUÇÃO seria a melhor alternativa ?


Marina Oliveira
Valeria D.Carneiro 02-03-2015 16:41
Boa tarde Dr.Mateus,estou começando um tratamento com o HCG ,fui ao endócrino e meus exames deram todos normais e mesmo assim me sinto cansada e engordei 10 kilos por conta de ter feito reposição hormonal por um tempo,agora tenho que perde esses 10 kilos ,o medico me passou a dieta de perda de 500 calorias por dia e estou colocando um comprimido sublingual do GONADOTROPINA CORIONICA,sendo um as 10 da manha e outro as 16 hs tarde. Gostaria de saber sua opinião ,agradeço pela atenção desde ja .

Valeria
Zuleika Halpern 05-02-2015 21:43
Parabéns!!! Excelente. Vou compartilhar no face, pois é muito esclarecedor e importante para quem procura tratamentos para emagrecer e cai nas mãos de indivíduos desinformados e/ou de má fé.
wilian ramalho de oliveira 03-11-2014 22:41
Pode não ter fundamentos cientifico , mas o resultado aparece ! pode ser por causa da dieta . Mas uma coisa que achei interessante , emagrecimento anabolico ! eu não perdi massa magra e nem tive exagero em flacides ! segui o protocolo de 40 dias , de 167 quilos cai para 138 . Antes de iniciar assisti o video do Doutor Lair Ribeiro, onde o mesmo , indica dipiridamol para quem tem indice acima de 40 imc Gordura , para evitar eventos tromboebolico !!Eu percebi que ficou mais facil fazer a dieta com hcg, pois realmente a fome é menos dolorida, sem hcg eu sentia dor no estomago de tanta fome !! não to aqui para debater com um doutor , mas sim para contar a minha experiencia !! achei melhor do que fazer uma cirurgia em meu estomago.
Será que existe interesse das industrias esconder o que realmente nos faz bem ? se acabar os obesos e diabetico no mundo , algum setor industrial sera prejudicado ? quem vai perder dinheiro com a boa saude do povo ? Mito do colesterol , entre outros !!
Video do Doutor Lair Ribeiro http://www.youtube.com/watch?v=uNhLf1-k_tA
Quem é Doutor Lair Ribeiro ? Segue o Curriculo do mesmo ,http://lairribeiro.com.br/curriculo_dr_lairribeiro...

Dr. Lair Ribeiro, médico cardiologista/n utrólogo, autor de 35 (15 best sellers) livros, 25 dos quais são traduzidos para outros idiomas e disponíveis em mais de 40 países, na área de auto-conhecimen to e 149 trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas indexadas. O Dr. Lair Ribeiro teve a oportunidade de viver 17 anos nos EUA e trabalhar em três universidades americanas – Harvard Medical School, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University. Além disso, foi diretor médico da Merck Sharp & Dohme e diretor executivo, chegando a vice-presidente , da Ciba Corporation (hoje Novartis). Ele hoje trabalha em vários países da América do Sul, Central, do Norte e na Europa ministrando conferências e Workshops sobre desenvolvimento pessoal/profiss ional e faz também cursos para médicos na área de antienvelhecime nto e modulação hormonal bioidêntica.

Agora , se vc me falar que o Doutor Lair Ribeiro esta mentindo , focarei nas trevas !!!
Estou fazendo a dieta hcg , iniciei morbido com 167 quilos , e ja estou com 136 !! vou começar segunda etapa daqui a 5 semanas
ROGERIO TEIXEIRA RAMOS 02-11-2014 13:07
Também considero modismo, um modismo que pode dar retornos muito onerosos,mais do que ser magro o ideal do ser humano é ser saudável,porém ser assim exige coerência ao se alimentar, ninguém ou poucos consideram os riscos ao entrar na fila dos Trash Food da vida,comem e bebem como se fossem os seres que são a base de sua dieta alimentar, afinal qual frango,porcino ou bovino faz regime,afinal vão morrer em pouco tempo, se estes animais tivessem raciocínio lógico com certeza diriam, dieta e controle alimentar é para os fracos,afinal vamos morrer em breve mesmo!!! Cuidem-se é possível!!!
fábio moura 07-09-2014 21:16
fiz uma revisão sobre o tema, apresentada na reunião da SBEM/PE. em 74 artigos, apenas 2 apresentaram resultados favoráveis. OU SEJA, não existe base científica para a dieta do HCG. MAS DO QUE ISSO, ela não funciona.