Novo adesivo de insulina pode abolir injeções no tratamento da diabetes

Um novo adesivo pode trazer mais qualidade de vida para pacientes que precisam tomar insulina diariamente. Menor que uma moeda de um real, a nova técnica pode substituir as injeções para diabéticos.

O adesivo está sendo desenvolvido pelas universidades da Carolina do Norte e do Estado da Carolina do Norte. Os primeiros resultados dos estudos foram publicados na revista científica da Academia Americana de Ciências (PNAS).

O adesivo detecta os aumentos nos níveis de açúcar no sangue e libera doses de insulina na corrente sanguínea conforme for necessário. O produto foi testado em roedores com  do tipo 1 e os resultados foram “promissores”.

“Criamos um adesivo para diabetes que funciona rápido, é fácil de usar e é feito de material não tóxico e biocompatível”, explicou Zhen Gu à agência EFE. “O sistema pode ser personalizado em função do peso da pessoa diabética e sua sensibilidade à insulina”.

Esse adesivo inteligente vai tornar o processo de tomar insulina menos doloroso e “mais preciso”. Atualmente injetar um quantidade incorreta de insulina pode causar problemas graves como cegueira ou amputação de extremidades, ou até mesmo a morte do paciente, lembra John Buse, outro autor da pesquisa.

Ainda não há previsão desse produto ser testado em humanos e, consequentemente, de chegar ao mercado.

Segundo o estudo existem mais de 387 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo.

Artigo Original: Floro, P. Novo adesivo de insulina pode abolir injeções no tratamento da diabetes . MundoBit, 25 de junho de 2015. Disponível em:   http://mentalidadedigital.com/news/adesivo-de-insulina/. Acesso em 04 de julho de 2015.

 

VOLTAR

 

Você não tem permissão para enviar comentários

Outras Ideias e Comentários

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes