Benefícios do exercício para a saúde da pessoa com diabetes

Benefícios do exercício para a saúde da pessoa com diabetes

Não tenha dúvida de que o exercício físico, quando praticado de forma regular, alicerçado em um programa estruturado de treinamento e prescrito por um profissional capacitado, trará inúmeros benefícios para a saúde da pessoa com diabetes. Muitos dos quais, de magnitude maior até do que os observados com medicamentos específicos para a doença. Isso não significa dizer que você pode suspender seus remédios a partir do momento em que começa a fazer atividade física de forma mais bem-feita. Isso é possível ? Sim. Em alguns casos. Mas sempre, SEMPRE mesmo, sob orientação médica !

Abaixo trazemos uma lista das melhorias que a AF pode trazer a saúde de quem tem diabetes:

  1. Redução no risco de doenças cardiovasculares (ou seja, infarto, derrame, angina etc) (↓ 40%)
  2. Perda de peso
  3. Melhora da composição corporal (redução na quantidade de massa gorda e aumento na quantidade de massa muscular)
  4. Redução dos níveis de pressão arterial
  5. Melhora da resistência à insulina (a insulina funciona melhor no corpo de quem faz exercício) (mesmo quando a pessoa não perde peso com o exercício)
  6. Melhora do controle glicêmico (redução da hemoglobina glicada – HbA1c – de 0,6 a 0,89% )
  7. Melhora nos níveis de colesterol total, LDL-colesterol, HDL-colesterol e triglicérides
  8. Melhora no bem estar geral/global
  9. Redução no risco de Depressão e Transtornos de Ansiedade
  10. Diminuição de 60% no risco de Câncer de cólon (intestino)
  11. Redução no risco de morte por câncer de mama e recorrência do câncer de mama em 50%
  12. Diminuição no risco de câncer de útero
  13. Redução no risco de demência e doença de Alzheimer
  14. Melhora em incontinência urinária
  15. Redução na dose e no número de medicamentos que você usa para HAS (hipertensão arterial), dislipidemia (colesterol elevado) e diabetes
  16. Melhora de Esteatose Hepática (acúmulo de gordura no fígado)

LEMBRAMOS QUE TODOS ESTES BENEFÍCIOS SÃO DECORRENTES DA PRÁTICA REGULAR DO EXERCÍCIO AO LONGO DE ANOS.

MAS NÃO DESANIME: Uma longa jornada começa sempre com os primeiros passos.

Uma das suas maiores dificuldades será a manutenção, no longo prazo, de uma rotina de atividade física. Sendo assim, uma dica é procurar uma modalidade que seja prazerosa para você e que seja prática. Que caiba na sua rotina. Que se ajuste ao seu dia-a-dia. Não se proponha a fazer 6 x por semana se você só dispõe de 3 dias. Seja realista! Por outro lado, certamente, você vai precisar fazer algumas concessões. Não assuma aquela postura de dizer “não” a tudo o que é proposto. Se adaptar e adaptar a sua vida faz parte do processo. Nem 8 nem 80! Procure um meio termo. Encontre um ponto de equilíbrio e vá avançando aos poucos. Passe a encarar o exercício como um dos seus remédios. Você não se habituou a escovar os dentes 3x ao dia mesmo sendo esta tarefa super chata?! Então você vai conseguir se adaptar a fazer exercício 3 ou 5x na semana.

Nossa proposta é que o exercício passe a fazer parte da sua vida!

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