Podcasts educativos produzidos para o público em geral

A série de programas de rádio 'Em sintonia com o diabetes' faz parte de um projeto de extensão universitária, desenvolvido pelo Grupo de Estudo do Diabetes (GED), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), coordenado pelo Prof. Dr. Edson da Silva desde o ano de 2016. A equipe responsável pelos programas é composta de forma interdisciplinar, por professores, técnicos administrativos, graduandos, pós-graduandos e profissionais das áreas de saúde, tecnologia e comunicação vinculados ou externos à UFVJM.

As ações do projeto são desenvolvidas junto à população de audiência da Rádio Universitária 99.7 FM, que tem abrangência regional no Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas Gerais. É válido destacar que o uso das mídias digitais na educação em diabetes associada a outras estratégias educativas tem sido bem sucedido e despertado envolvimento da comunidade de forma promissora. Desta forma, os cidadãos com ou sem diabetes estão sendo beneficiados. O projeto conta com apoio da Radio Universitária 99.7 FM, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM, e Clínica de Olhos Dr. Evanildo Silva.

O objetivo da série é compartilhar informações sobre diabetes através do rádio, em pílulas sonoras veiculadas em seis horários diários, de segunda à sexta-feira, durante o ano inteiro. Posteriormente à transmissão pelo rádio, os programas são convertidos em podcasts e compartilhados com acesso livre e gratuito na Internet, como ferramenta complementar às ações de educação em diabetes no Vale do Jequitinhonha, bem como outras regiões do Brasil nas redes online.

Com as ações do projeto, os estudantes da UFVJM têm oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos na Universidade por meio da extensão universitária e da pesquisa em saúde, além de buscar novas estratégias para o enfrentamento de problemas cotidianos das pessoas que possuem diabetes, podendo contribuir com o processo de empoderamento, tanto de pacientes quanto profissionais de saúde e áreas afins. Além disto, os internautas podem ouvir a Rádio 99.7 FM pelo site www.ufvjm.edu.br em qualquer parte do mundo. Com a veiculação de podcasts via internet, é possível ouví-los online, enviá-los por e-mail, redes sociais e dispositivos móveis para as redes de amigos ou pacientes dos ouvintes, podendo atingir milhares de pessoas.

A partir de agora você pode ouvir, compartilhar ou fazer o download desse material gratuito que será disponibilizado regularmente aqui no portal da Sociedade Brasileira de Diabetes!


Grid
Lista

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes