Prevenção como caminho na luta contra o diabetes

Na última quinta, 28, foi realizado o II Fórum Nacional de Diabetes - Um mal que pode ser evitado, no Senado Federal.

Entre os conferencistas esteve presente a Dra. Hermelinda Pedrosa, assessora de assuntos governamentais da Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB) e também presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes do Distrito Federal. A Dra. Denise Franco também esteve presente na qualidade de Diretora da Associação de Diabetes Juvenil – ADJ.

 No mundo, há 415 milhões de pessoas com Diabetes, um, em cada 11 adultos. 14 milhões estão somente no Brasil e, destes, quase metade - cerca de 6 milhões - desconhece que possui a doença. Os dados são da Federação Internacional de Diabetes e foram constantemente lembrados no último dia 28, durante o II Fórum Nacional de Diabetes - Um mal que pode ser evitado. O evento movimentou o auditório do Interlegis, no Senado Federal, com um público de mais de 200 pessoas e reuniu parlamentares, profissionais ligados ao tema e representantes de várias instituições do setor de saúde.


Assessor regional de Diabetes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Alberto Barceló recordou o Dia Nacional da Saúde (7 de abril), quando o Diabetes foi tema central da celebração promovida pela OPAS, devido aos dados alarmantes da doença. Destacou a má alimentação da população e o sedentarismo como agravantes para o problema de saúde e que, por isso, é papel do governo promover também o acesso a alimentos saudáveis e locais para a prática de atividades físicas. “Há uma luz no horizonte, mas temos que trabalhar para conseguir avançar. O problema do Diabetes não atinge apenas países em desenvolvimento, mas também países ricos”, completou.

VOLTAR

Você não tem permissão para enviar comentários

Outras Notas e Informações

A Medicina e a Fé

05 Novembro 2018

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes