O Prêmio ALAD-BD de Educação em Diabetes na América Latina constituiu-se em expressivo sucesso no desenvolvimento de ações eficazes para o adequado controle do diabetes graças à participação de 35 projetos desenvolvidos em 10 países latino americanos, sendo 7 projetos originados do Brasil. A distribuição dos concorrentes dos vários países a essa importante premiação está resumida na tabela a seguir.

O projeto vencedor foi desenvolvido no México pela equipe do Dr. Sérgio Hernández-Jiménez, Coordenador do Centro de Atención Integral del Paciente con Diabetes (CAIPaDi), juntamente com sua competente equipe interdisciplinar responsável pelo atendimento dos pacientes daquela instituição. Sob o título “Centro de Atención Integral del Paciente con Diabetes”, esse projeto recebeu uma pontuação média de 8,8, calculada com base nas notas conferidas pelos 5 membros da Comissão Julgadora indicada pela ALAD. Como primeiro colocado neste evento, a instituição do Dr. Hernández-Jiménez receberá o prêmio de US$ 10,000.00, que deverá ser aplicado no aperfeiçoamento ainda maior da qualidade de atendimento.
O Brasil classificou-se em segundo lugar com o projeto “Educando Educadores – Qualificação de Profissionais de Saúde em Diabetes”, desenvolvido pela equipe interdisciplinar da ADJ, sob a coordenação da Dra. Denise Franco e da gestora desse projeto da ADJ, Graça Camara. O segundo prêmio, no valor de US$ 5,000.00, será conferido à ADJ para ser aplicado na melhoria do atendimento da população diabética em todo o Brasil. Este projeto conseguiu a pontuação média de 7,8, calculada com base nas notas conferidas pelos 5 membros da Comissão Julgadora indicada pela ALAD.
O segundo projeto brasileiro selecionado como semifinalista recebeu uma pontuação média de 7,4, obtendo um terceiro lugar na classificação final, tendo sido desenvolvido pela e quipe do Dr. Balduíno Tschiedel, do Instituto da Criança com Diabetes, do Rio Grande do Sul.
Comentários
Parabéns pelo trabalho, pela dedicação e a merecida conquista do Prêmio ALAD-BD.
Abraços e sucesso com o projeto.
Prof. Edson da Silva
Grupo de Estudos e Pesquisas do Diabetes
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Diamantina - MG
Um grande abraço extensivo.
Do admirador
Reginaldo