Os Carboidratos são considerados a principal fonte de energia desde antes do século 20. Mas na década 60, aumentou a conscientização do potencial do açúcar (principalmente sacarose) e, foi promovido a visão de que o açúcar era uma das principais causas de obesidade e diabetes tipo 2. Com base em extensas revisões sistemáticas e meta-análises, em 2015, a OMS emitiu uma recomendação de que indivíduos precisam reduzir a ingestão para menos de 10% da energia total. Eles também emitiram uma recomendação condicional sugerindo que o benefício maior poderia resultar se a ingestão de açúcar fosse menor ainda, 5% da energia total. Atualmente a Sociedade Brasileira de Diabetes já recomenda até 5% da ingestão de sacarose em suas diretrizes.

Add a comment

Há  alguns anos a  ANVISA – Agência  Nacional  De Vigilância  Sanitária, pressionada por   órgãos de direitos do consumidor  e sociedades ligadas à saúde  estuda a  alteração  da informação  nutricional  dos  rótulos  de alimentos  e bebidas. 

Essas  alterações   vão de encontro  à dados  de que alimentos  industrializados  estão diretamente relacionados à obesidade. Além disto,   a   população  brasileira nunca esteve tão propensa à  doenças crônicas  causadas pelo  excesso  do consumo de sal, açúcar e gorduras.

Add a comment

Pagina 1 de 9

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes