Datas festivas são sempre recheadas de quitutes especiais preparados justamente por conta das comemorações. Reunir a família em datas especiais, como no Dia das Mães, é uma ótima forma de promover a união da família. Mas, para quem tem diabetes, muitas vezes esses eventos tornam-se um grande desafio quando se trata de controlar a glicemia.
Um diagnóstico de diabetes não significa que você tenha que se restringir de tudo e sim, que você precisa dar atenção ao que come. Com um pouco de planejamento, é possível se divertir e até mesmo estimular bons hábitos de vida em toda a família.
Nesses dias de comemoração, evite fazer compensações. A maioria das pessoas costuma pular as refeições para poder compensar nas festas e encontros familiares, o que não é uma estratégia interessante, principalmente para as pessoas com diabetes. Ficar muito tempo sem se alimentar pode ocasionar hipoglicemia e ao chegar ao momento da comemoração com muita fome, esse “exagero” na refeição pode levar a uma hiperglicemia.
Tente fracionar sua alimentação ao longo do dia de forma organizada e contendo todos os nutrientes que o seu organismo precisa. Antes de sair de casa, faça um lanche com alimentos ricos em fibras, como vegetais crus ou frutas oleaginosas como nozes, amêndoas ou itens ricos em proteínas, como queijo cottage com baixo teor de gordura. Esses alimentos podem ajudar a reduzir seu apetite sem afetar muito a glicemia.
Na refeição, tente não fugir muito da sua quantidade habitual de carboidrato. Pratique a substituição dos alimentos e tente montar um prato com verduras, legumes, proteínas e carboidratos. O doce pode fazer parte desse dia festivo, escolha opções a base de frutas e controle a quantidade para evitar alteração no seu controle de glicemia.
Para beber, dê preferência às bebidas sem adição de açúcar. Os líquidos açucarados, como refrigerantes tradicionais e sucos industrializados, aumentam rapidamente os níveis de glicemia. Bebidas alcoólicas podem ser incluídas dentro de um consumo moderado: 1 dose para as mulheres e no máximo 2 doses para os homens. Uma dose equivale a 360 ml de cerveja (1 lata pequena) ou 150 ml de vinho (1 taça) ou 45 ml de bebida destilada (1 dose com dosador padrão).
Fique atento ao seu controle glicêmico. Leve o monitor de glicemia junto com você e não se esqueça de tomar os seus medicamentos nos horários prescritos. Converse com seu médico e/ou nutricionista para avaliar se será necessário algum ajuste de medicamento ou da alimentação para o dia do evento.
Aproveite a comemoração e se você exagerou um pouco, retorne a sua rotina no dia seguinte. Acrescente mais atividade ao longo do dia, monitore sua glicemia e retome seu plano alimentar habitual.