No ano em que o modo de vida saudável foi tão evidenciado na mídia assim como no Dia Mundial do Diabetes cujo o tema central foi a alimentação saudável, sugerimos a todos, programar a Ceia de Natal também com base nesse conceito. Nessa noite tão especial em que o espírito natalino não combina com exageros, faça o planejamento de uma Ceia saudável onde cada membro da família tenha a oportunidade de contribuir fraternalmente com preparações saudáveis e criativas.

Ao montar a programação do cardápio pense no conteúdo nutricional, além da harmonia de sabores e cores. As saladas cruas coloridas são excelentes opções de entrada, especialmente nesse verão e a dica para ficarem mais atraentes é acrescentar  nozes/castanhas ou linhaça. Deixe o tempero separado.

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É com bastante satisfação que o Departamento de Nutrição disponibiliza o Guia Alimentar sobre Alimentação saudável para a população Brasileira do Ministério da Saúde (MS), após discussão do seu conteúdo com Universidades, Sociedades Científicas e população realizada em ampla consulta pública, compartilhada aqui também pela SBD. O guia foi elaborado pela Coordenação geral de Alimentação e Nutrição do MS e tem como propósito oferecer a população brasileira informação sobre alimentação saudável para promoção da saúde e prevenção das doenças crônicas cuja associação com sobrepeso/obesidade, consumo excessivo de alimentos processados e ultra processados têm sido verificada pela literatura científica.

O Guia apresenta princípios  básicos  que servem de norteadores para todos os capítulos.

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O recém publicado artigo Artificial sweeteners induce glucose intolerance by altering the gutmicrobiota” levantou questões importantes sobre o uso de adoçantes (edulcorantes) em pessoas sem diabetes, que no mínimo serve de alerta quanto ao uso abusivo dessas substâncias.

O estudo explora dados de animais de laboratório, bem como de humanos e mostra que o consumo de edulcorantes, principalmente, o da sacarina promove uma intolerância à glicose, e esta resposta tende a piorar como o passar do tempo. Também foi observado que a média de hemoglobina glicada foi maior em indivíduos que consomem alta quantidade desse edulcorante. Estes resultados são atribuídos a alteração da microbiota intestinal (bactérias da flora intestinal), sendo que bactérias patogênicas estavam em maior concentração naqueles que consumiam o edulcorante.

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Todos os dias saem notícias na mídia sobre Alimentação e Diabetes que muitas vezes, confundem mais o leitor do que informam. Dependendo de como são interpretados os resultados de uma pesquisa científica é possível distorcer toda a informação. No sentido de esclarecer e se posicionar frente ao sensacionalismo criado em torno de certos alimentos foram pontuadas abaixo argumentações técnico-científicas para avaliar cada reportagem.

Iogurte pode ajudar a prevenir diabetes

Essa afirmativa foi produzida a partir de um estudo transversal cujo desenho impede avaliar causa-efeito. Assim a partir dessa pesquisa não se pode fazer tal afirmação.
Entretanto, no contexto de uma alimentação saudável, o consumo de iogurtes com baixo teor de gordura poderia auxiliar na prevenção de doenças devido a sua ação como probiótico, atuando na melhora da microbiota intestinal.

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A campanha do dia Mundial do Diabetes de 2014 tem como tema principal a alimentação saudável, um dos principais pilares da prevenção e tratamento do Diabetes. Contudo sabemos das dificuldades de muitos em ter acesso aos alimentos saudáveis e as informações sobre os mesmos. Nesse sentido, o Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, em comemoração ao dia do Nutricionista (31/08) propõe colorir o mês de agosto de AZUL, com diversas propostas saudáveis, antecipando assim a sua participação na campanha do dia Mundial do Diabetes e compartilhando a ideia da Federação Internacional do Diabetes (IDF) de que “Uma alimentação saudável começa pelo café da manhã”.

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