Ministério da Saúde aprova oferta do medicamento Aflibercepte para tratamento de Edema Macular Diabético pelo SUS

O Ministério da Saúde aprovou a disponibilização do medicamento Aflibercepte, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pacientes com Edema Macular Diabético – a principal causa de perda de visão em pessoas com diabetes tipo 1 e 2. A decisão do Ministério da Saúde foi publicada por meio da portaria nº 50, de 5 de novembro de 2019, no Diário Oficial da União (DOU). O medicamento estará disponível à população em 180 dias, a partir da data da publicação da portaria.

A oferta do medicamento é fruto de iniciativa conjunta da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) ligada a outras sociedades médicas ligadas à endocrinologia e saúde ocular. Em julho deste ano, os presidentes das entidades, Dra. Hermelinda Pedrosa (SBD) e Dr. Rodrigo Moreira (Sbem), apoiados pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) e com colaboração do Dr. Magno Ferreira, enviaram uma proposta para Consulta Pública à CONITEC defendendo a incorporação do Aflibercepte nos tratamentos disponibilizado na rede pública de saúde.

A SBD e a SBEM tiveram papel relevante na condução da submissão da CP e também terá na elaboração do PCDT com grupos de médicos especialistas.

Para outras informações, acesse: http://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46019-sus-tem-novo-tratamento-para-complicacoes-do-diabetes-na-visao

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes