Projeto de atenção à hiperglicemia intra-hospitalar recebe certificação internacional

Nesse mês de dezembro, o Programa de Diabetes dos hospitais PróCardíaco e Samaritano do Rio de Janeiro recebeu certificação da Joint Comission International (JCI) em reconhecimento à eficácia de processos adotados no manejo do diabetes, além de educação para o controle e convivência com a doença. O JCI é um dos mais reconhecidos órgãos internacionais independentes que certificam padrões de qualidade de instituições de saúde.

O Programa de Diabetes é um projeto multidisciplinar de atendimento e comprometimento com o paciente com DM. Formado por médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e psicólogos, o Programa destaca-se por identificar quando um paciente com diabetes é internado (ainda que por fatores alheios à doença ou outros diretamente relacionados) e ministrar atenção especial que considere a diabetes como potencializadora de outras patologias ou agravo no quadro de saúde.

De acordo com avaliação do quadro clínico e perfil comportamental do paciente, diferentes profissionais podem ser requeridos para o atendimento – para realização desde o controle glicêmico até avaliação nutricional, endócrina ou mesmo apoio psicológico.

De acordo com a endocrinologista Dra. Denise Momesso, responsável pelo Programa de Diabetes, essa atenção pormenorizada contribui para “melhora no controle da glicemia e no manejo do diabetes evitando possíveis impactos negativos e complicações. O tempo de internação também tende a diminuir”. Segundo a médica, a atuação do projeto pode gerar benefícios continuados ao paciente pós-alta, promovendo maior aderência a mudanças comportamentais e controle da glicemia.



Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes