A enfermagem no cuidado dos pacientes com diabetes será tema do Dia Mundial do Diabetes 2020

São Paulo, maio de 2020. Com o tema “Enfermagem”, escolhido pela International Diabetes Federation (IDF), o Dia Mundial do Diabetes 2020 vai abordar como os enfermeiros fazem a diferença na vida das pessoas acometidas pela doença. A proposta busca incentivar esses profissionais que atuam diretamente nos cuidados das pessoas.

De acordo com a enfermeira Gabriela Cavicchioli, coordenadora do departamento de enfermagem da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o assunto sobre a importância desses profissionais no dia a dia das pessoas com diabetes já estava no radar antes da pandemia ocasionada pela COVID-19.

“A enfermagem tem conquistado o reconhecimento da sua qualidade de atendimento, que talvez nem todo mundo dava tanto valor. Os enfermeiros têm mostrado todo seu conhecimento científica, técnica e humanização, e isso tem ficado mais evidente durante a pandemia pelo novo coronavírus. É uma feliz coincidência que vai valorizar o profissional da enfermagem”, diz Gabriela.

A temática visa ainda o papel do enfermeiro na luta pela prevenção e diagnóstico precoce do diabetes e/ou de suas complicações agudas e crônicas. Uma vez que, o mau gerenciamento da doença, seja por falta de educação em diabetes, acesso limitado a cuidados ou condições não diagnosticadas, significa que as complicações da enfermidade são um problema real na maioria dos países.

Para a Dra Dhiãnah Santini, coordenadora do departamento de campanhas da SBD, uma equipe de enfermagem boa faz toda a diferença nos desfechos clínicos e na melhoria dos indicadores assistenciais.

“No ambiente hospitalar, por exemplo, o profissional da enfermagem é quem está na linha de frente! É a enfermeira quem fica diretamente, no cuidado e educação das pessoas com diabetes, ensina como descartar as agulhas, mostra de que maneira devem ser feitos os curativos, atua na prevenção, ensina sobre o manuseio de medicamentos, como a insulina, cuida das feridas dos pés e muitas outras funções importantes para a educação e saúde da pessoa com diabete”, ressalta Dhiãnah.

A enfermagem no dia a dia do paciente com diabetes

O enfermeiro faz todo o processo educativo da pessoa com diabetes em conjunto com uma equipe multidisciplinar. Além disso, a enfermagem também está dentro do hospital onde as pessoas se internam por causa do diabetes ou devido às complicações agudas e crônicas da doença.

“O enfermeiro, no ambiente hospitalar, além do cuidado a pessoa com diabetes, tem a oportunidade de iniciar o processo educativo dos comportamentos para o autocuidado juntamente com os outros integrantes da equipe interdisciplinar”, explica a Dra. Gabriela.

Entre as diversas funções de equipe de enfermagem no tratamento da pessoa com diabetes, podemos destacar:

• Orientação sobre monitorização glicêmica e insulinoterapia;

• Avaliação e cuidados com os pés;

• Tratamento de lesões;

• Educação em diabetes para o autocuidado.

Assim, o enfermeiro foca no paciente para que ele tenha como entender o processo e fique informado sobre o que pode acontecer com sua saúde. A enfermagem é um parceiro da pessoa com diabetes.

Cuidado e prevenção

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a falta de conhecimento sobre a doença afeta toda a população. Isso porque os sintomas da diabetes, muitas vezes, passam despercebidos ou possuem sinais leves.

Uma em cada duas pessoas que atualmente vivem com diabetes não é diagnosticada. A grande maioria tem a forma mais prevalente da doença, a diabetes tipo 2, responsável por cerca de 90% dos casos no mundo.

Deixado sem tratamento ou sem controle, o diabetes pode levar a complicações que mudam a vida: incluindo cegueira, amputação, insuficiência renal, ataque cardíaco e até AVC. Segundo o IDF, o diabetes foi responsável por mais de quatro milhões de mortes em 2019.

No que diz respeito ao cuidado e prevenção do diabetes, os profissionais da enfermagem são fundamentais para a qualidade de vida do paciente, pois geram uma relação de afeto e tornam o tratamento mais harmonioso.

“Por isso, gostaria de agradecer muito pelo trabalho que estes profissionais têm desempenhado, não só neste período de pandemia, mas no combate ao diabetes e tantas outras doenças. Os parabenizo pelo Dia da Enfermagem, ressaltando, com muita honra, a importância de todos os enfermeiros para cumprirmos o nosso papel de cuidar das pessoas”, finaliza a Dra. Dhiãnah

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes