O Novembro Diabetes Azul se inicia com luz no horizonte!

É com muita satisfação que a Sociedade Brasileira de Diabetes, através da sessão de Advocacy, que envolve ações com associações do Brasil, em especial DJ Brasil e FENAD, comemora a sanção da Lei 13895, de 30 de outubro de 2019, pelo Presidente da República em exercício, General Hamilton Mourão. Esta lei representa um avanço incomensurável da nossa luta porque vislumbra de fato a sustentabilidade e, sobretudo, a continuidade de ações de políticas de Saúde de Estado.

Infelizmente, o que constatamos ao longo dos anos é que, apesar de o Brasil dispor de diversos instrumentos importantes implementados em relação às doenças crônicas não transmissíveis, em particular o diabetes por seu caráter epidêmico global, não mantém a continuidade de muitas delas. Isso gera uma série de consequências consideradas negativas porque ações de Estado de Saúde se diferem muito de ações de governo.

Portanto, essa lei representa a possibilidade de dar continuidade a várias ações que já existem e, principalmente, aperfeiçoar outras que certamente virão, tanto nos aspectos preventivos, como terapêuticos, de investigação e, principalmente, de comunicação mais padronizada entre os profissionais de saúde nos seus vários setores, seja no âmbito das cidades, dos Estados e logicamente da Federação.

Por outro lado, a sanção da Lei vai garantir, de forma efetiva, o benefício para que as pessoas com diabetes e aquelas que têm maior risco de desenvolver a doença possam receber os benefícios de ações preventivas e de melhorias terapêuticas como também de prevenção das complicações da doença.

Vamos em frente!

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes