Sessão Solene sobre prevenção do diabetes em prol da campanha Novembro Diabetes Azul aconteceu no dia 7, quinta-feira, no Senado Federal

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes e à campanha Novembro Diabetes Azul, foi realizada, nesta quinta-feira (07/11) a Sessão Solene sobre o tema, no Plenário do Senado Federal. A campanha de conscientização sobre a doença foi criada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991 e ratificada por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006. O objetivo é alertar e conscientizar a população sobre o diabetes, os riscos e as complicações que a doença pode causar.

A Sessão Solene foi presidida pelo senador Nelsinho Trad (MS) e contou com a participação da Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Dra. Hermelinda Pedrosa; Presidente da Frente Parlamentar Mista no Combate ao Diabetes, a deputada federal Flávia Morais; Presidentes da Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD), Fadlo Fraige, e da Diabetes Brasil (ADJ), Gilberto Casanova; e do senador Mecias de Jesus (RR).

Durante a sessão, Dra. Hermelinda Pedrosa destacou a importância da sanção da Lei 13.895 - que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e da Assistência Integral à Pessoa Diabética. A lei prevê que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilize insulina e demais medicamentos às pessoas com diabetes, além de cirurgias, por exemplo, a bariátrica - nos casos mais graves da doença. Mas, para atender aos pacientes com diabetes e apresentar a importância de políticas relacionadas à doença para a sociedade, a aplicação da lei depende - ainda - da regulamentação do Poder Executivo.

Dra. Hermelinda reitera ainda que a SBD está realizando, em vários estados do Brasil, campanhas de prevenção, a fim de levar conhecimento sobre a doença para todo o país: “A perspectiva é de que a lei garanta continuidade das políticas de estado de saúde, não apenas de governos, e contribuir para melhores condições para as pessoas com diabetes, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida e sem complicações.’’ acrescenta.

Diabetes

Segundo a IDF, estimam-se mais de 14,5 milhões de brasileiros com diabetes e o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países com o maior número de casos. Além disso, dados do Ministério da Saúde revelam que a taxa de incidência da doença cresceu 62,8% nos últimos dez anos, e o aumento entre os homens foi 58%.

O diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente e/ou má absorção de insulina - hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A ausência total - ou parcial - desse hormônio interfere não só na queima do açúcar, mas também na sua transformação em demais substâncias, como proteínas, músculos e gordura. A doença descompensada pode trazer complicações impactantes, por isso, a importância do acompanhamento com o médico especialista.

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes