Audiência Pública da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal sobre a prevenção do diabetes e o acesso ao tratamento da doença

Dra. Hermelinda C. Pedrosa

  • Endocrinologista
  • Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes - 2018-2019
  • Presidente - Departamento de Diabetes - SBEM 2019-2020
  • Vice-President - Worldwide Initiatives for Diabetes Education
  • Advisory Board - Diabetic Foot International - Brazil
  • Coordenadora-Polo de Pesquisa-FEPECS|Unidade de Endocrinologia-HRT SES-DF

Participamos hoje (27) da Audiência Pública da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal sobre a prevenção do diabetes e o acesso ao tratamento da doença.

Aproveitando o Novembro Diabetes Azul, a Audiência reuniu especialistas para debater e alertar sobre os cuidados às pessoas com diabetes.

A Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Dra. Hermelinda Pedrosa, apresentou o panorama da doença no Brasil e no mundo. Os dados apresentados revelam o caráter global e epidemiológico do diabetes.

Dra. Hermelinda apontou ainda que as pessoas com diabetes podem sofrer com retinopatia, AVCs, pé diabético e outras complicações com mais probabilidade do que as pessoas sem diabetes. Desse modo, o cuidado com o paciente é imprescindível para garantir uma maior qualidade de vida aos 16.8 milhões de brasileiros acometidos com a doença.

Heithor Zanini, consultor de relações governamentais da ADJ - Diabetes Brasil, apresentou os principais temas sobre diabetes em debate no Congresso Nacional e as principais dificuldades encontradas pelos pacientes.

A Audiência contou com a presença do Senador Romário, Senadora Zenaide Maia e do Senador Vanderlan Cardoso. O Senador Jorge Kajuru está de licença médica, de modo que não pôde comparecer, mas enviou um vídeo que foi exibido na Audiência agradecendo a presença de todos e reafirmando seu compromisso com a causa dos diabetes.


Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes