Mantenha hábitos saudáveis e diga não ao Diabetes.

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju juntamente com o Vereador Max Prejuizoo,realizou o Mutirão de São João no dia 20 de junho de 2015 das 8 às 12 horas,sendo que as atividades ocorreram na sede da “ Comunidade Cristã Kairós “, no Conjunto Augusto Franco-Aracaju-Sergipe.

Como em outras oportunidades esse Mutirão de Diabetes,teve suas ações Coordenadas pela Associação Sergipana de Proteção ao Diabético ( ASPAD ), entidade ligada à uma das suas apoiadoras Nacionais, a FENAD ( Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes ), contando com o grande apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju , que tem à frente de Suas atividades o Prefeito João Alves Filho.

A secretaria Municipal de Saúde de Aracaju forneceu a infra-estrutura para a realização do evento, além de cerca de 10 voluntários originários do seu quadro funcional, sem os quais o trabalho dificilmente sairia a contento em sua plenitude,além disso nessa oportunidade contamos com o apoio também precioso de uma Equipe de Farmacêuticos gentilmente cedidos pelas Farmácias Pague Menos que auxiliaram na realização de glicemias capilares.

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, através do Secretario Luciano Paes juntamente com o Centro de Diabetes de Sergipe,realizou o mutirão em homenagem ao São João.

As atividades foram desenvolvidas no período de 8 às 12 horas, quando foram realizados exames gratuitos de Glicemia Capilar, Avaliação ponderal ,orientações sobre diabetes.

O evento contou com o apoio da Universidade Tiradentes (UNIT) e alunos voluntários do curso de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe,que teve à sua frente a Acadêmica de Enfermagem Thais Fontes,de Membros da Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), da ASPAD e do Centro de Diabetes de Sergipe,sendo Coordenado pela Associação Sergipana de Proteção ao Diabético ( ASPAD ),e pela Sociedade Brasileira de Diabetes-Regional-SE ,com o apoio da Federação Nacional de Entidades e Associações de Diabetes ( FENAD ) e das Sociedades Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional-Se e de Cardiologia Regional-SE, além de ter contado com o grande apoio que o Prefeito João Alves Filho proporcionou para que pudesse ser realizado esse grande Mutirão de prevenção e diagnóstico do Diabetes.

Desenvolvimento do Trabalho

As atividades foram desenvolvidas no dia 20/06/2015, das 8 ao meio-dia, na sede da , foram distribuídos materiais educativos, Jornal do Diabético e Um livro para crianças Diabéticas Foi realizada uma palestra pelo Dr. Raimundo Sotero (Endocrinologista) sobre prevenção e cuidados com Diabetes.

Durante o período de realização do evento,foram distribuídos materiais educativos,panfletos educativos, Jornal do Diabético e Um livro para crianças Diabéticas,além disso, os pacientes que deram resultados alterados tiveram a oportunidade de serem atendidos individualmente pelos Doutor Sotero ( endocrinologista ).Além do que foram realizadas aferições da Pressão arterial, cálculos de IMC ( Índice de Massa Corpórea ) e medidas de circunferência abdominal pelos alunos de fisioterapia,enfermagem e educação física da Universidade Tiradentes e Universidade Federal de Sergipe.

Os exames de glicemia capilar foram realizados pelos estudantes de Biomedicina da Universidade Tiradentes,voluntários das Farmácias Pague Menos e acadêmico de enfermagem voluntários da Universidade Federal de Sergipe.

Durante o Mutirão, que foi desenvolvido no período de 8 ao meio-dia,foram realizados exames de glicemia capilar , e medidas de circunferência abdominal pelos alunos de fisioterapia, Medicina, Enfermagem e Biomedicina da Universidade Tiradentes.Os exames de glicemia capilar foram realizados pelos estudantes de Biomedicina,que contaram também com a colaboração dos estudantes de Enfermagem ( UNIT/UFS ), que também tiveram a oportunidade de realizar a aferição da Pressão Arterial,e de outra forma contaram com os estudantes de Medicina que fizeram uma orientação detalhada sobre os cuidados com o controle do Diabetes,enquanto isso os estudantes de Educação Física fizeram a avaliação de altura e peso para cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) no sentido de diagnosticar casos de sobrepeso e obesidade, e dos estudantes de Fisioterapia que realizaram uma cuidadosa avaliação do pé do diabético, até então desconhecida da grande maioria do publico presente.

Durante a realização do Mutirão se utilizaram monitores accu-check (Roche),e os indivíduos que deram resultados alterados foram inicialmente orientados pelo Dr.Sotero e posteriormente encaminhados para Unidades Básicas de Saúde da cidade de Aracaju e/ou para o Centro de Referência da Cidade de Aracaju (CEMAR).

O objetivo da Campanha que é realizado periodicamente durante todo o ano, é conscientizar a população sobre Diabetes, ou seja, como evitar o seu aparecimento, como realizar seu diagnóstico precoce, e a melhor forma de conduzir um tratamento adequado.

Todas as atividades foram Organizadas e Coordenadas pelo Centro de Diabetes de Sergipe com o apoio direto da Associação Sergipana de Proteção ao Diabético (ASPAD), e a Coordenação Nacional da FENAD, contando, é lógico, com o fundamental apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e da estratégica colaboração do Vereador Dr. Aguinaldo.

Não Diabéticos com valores normais de glicemia: 98

Diabéticos com valores normais de Glicemia: 45

Não sabiam ser diabéticos com glicemias 100-150: 70

Diabéticos com glicemias 100-200: 66

Não sabiam ser diabéticos com glicemias 151-200: 37

Diabéticos com glicemias 151-200: 21

Não sabiam ser diabéticos com glicemias 201-250: 13

Diabéticos com glicemias 201-250: 22

Não sabiam ser diabéticos com glicemias 251-300: 07

Diabéticos com glicemia 251-300: 06

Diabéticos com glicemia 301-350: 10

Diabéticos com glicemia 351-400: 06

Diabéticos com glicemia >400: 16

Totalização- exames realizados = 395 / exames alterados = 252 ( 63;79% ) O objetivo da campanha que é realizada periodicamente durante todo o ano, é conscientizar a população sobre diabetes, como evitar, diagnosticar e tratar.

APOIOS:

Entidades:

Comunidade Cristã Kairós

Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE)

Universidade Tiradentes

Alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, Fundação São Lucas Prefeitura Municipal de Aracaju, Academia Sergipana de Medicina, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, SBD – Regional de Sergipe, SBEM – Regional Sergipe.

 

 

 

 

VOLTAR

Você não tem permissão para enviar comentários

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes