Mantenha hábitos saudáveis e diga não ao Diabetes - Sergipe

A Secretaria Municipal da Saúde de Rosário do Catete, através da Secretaria Edylenia Gonçalves Pereira, juntamente com o Centro de Diabetes de Sergipe,realizou o Mutirão em homenagem á Páscoa, no dia 19 de março de 2016 das 8 às 12 horas.As atividades ocorreram na Praça dos Quiosques,Rosário do Catete,Sergipe, realizando exames gratuitos de glicemia capilar, avaliação ponderal,exame dos pés, aferição da Pressão Arterial e orientações sobre diabetes.

É importante salientar que a Cidade de Rosário do Catete tem como vizinhos os municípios de Maruim, General Maynard e Barra dos Coqueiros, e se situa a 20 km a Norte-Leste de Laranjeiras a maior cidade nos arredores, tem 11000 habitantes,e uma area de 105,7 kilometros quadrados.

Rosário do Catete é um importante município do Estado de Sergipe, tendo sido palco desse Mutirão de Diabetes,que teve suas ações Coordenadas pela Associação Sergipana de Proteção ao Diabético ( ASPAD ), entidade ligada à uma das suas apoiadoras Nacionais, a FENAD ( Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes ), contando com o grande apoio da Prefeitura Municipal de Rosário do Catete, que tem à frente de Suas atividades o Prefeito José Laércio Passos Junior.

A secretaria Municipal de Saúde de Rosário do Catete forneceu a infra-estrutura para a realização do evento,além de cerca de 20 voluntários originários do seu quadro funcional, sem os quais o trabalho dificilmente sairia a contento em sua plenitude,a organização local ficou a cargo da Secretária Municipal de Saúde Edylenia Gonçaves Pereira .

Convém salientar que foi servido um delicioso café da manhã e um lanche para usuários, funcionários e parceiros deste projeto,seguidos por um maravilhoso almoço para a Equipe que trabalhou durante essa atividade voluntária.

O evento contou com o apoio da Universidade Tiradentes (UNIT) e alunos voluntários do curso de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe,de Membros da Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), da ASPAD e do Centro de Diabetes de Sergipe,sendo Coordenado pela Associação Sergipana de Proteção ao Diabético ( ASPAD ),e pela Sociedade Brasileira de Diabetes-Regional-SE ,com o apoio da Federação Nacional de Entidades e Associações de Diabetes ( FENAD ) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional-Se, além de ter contado com o grande apoio que o Prefeito José Laércio Passos Junior proporcionou para que pudesse ser realizado esse grande Mutirão de prevenção e diagnóstico do Diabetes.

Desenvolvimento do Trabalho

As atividades foram desenvolvidas no dia 19/03/3016, das 8 ao meio-dia, na Praça dos Quiosques,Rosário do Catete,Sergipe.quando foram distribuídos materiais educativos, Jornal do Diabético e Um livro para crianças Diabéticas. Foi realizada uma palestra pelo Dr. Raimundo Sotero (Endocrinologista) sobre prevenção e cuidados com Diabetes para a população presente ao Mutirão, como um estimulo para melhoria do conhecimento e dos cuidados com esse grave problema de saúde publica: ¨O DIABETES ¨.

Durante o período de realização do evento,além da distribuição dos materiais educativos aos participantes, os pacientes que deram resultados da glicemia capilar e/ou da pressão arterial alterados tiveram a oportunidade de serem atendidos individualmente pelos Doutores Sotero( Endocrinologista ) e Sérgio Tavares ( Cardiologista ) e orientados sobre o uso de alimentação saudável pela Nutricionista Cinthia Fontes.

Além da realização da glicemia capilar e das aferições da Pressão arterial,foram também realizados cálculos de IMC ( Índice de Massa Corpórea ),avaliação do pé e medidas de circunferência abdominal pelos alunos de fisioterapia,enfermagem, medicina e biomedicina da Universidade Tiradentes,que foram auxiliados por estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe.

Os exames de glicemia capilar foram realizados pelos estudantes de Biomedicina da Universidade Tiradentes e acadêmico de enfermagem voluntários da Universidade Federal de Sergipe que contaram também com a colaboração dos estudantes de Enfermagem ( UNIT/UFS ), que também tiveram a oportunidade de realizar a aferição da Pressão Arterial,além de contar com a colaboração de estudantes de Medicina da UNIT que fizeram uma orientação detalhada sobre os cuidados com o controle do Diabetes,paralelamente os estudantes de Enfermagem fizeram a avaliação de altura e peso para cálculo do IMC ( Indice de Massa Corporea ), no sentido de diagnosticar casos de sobrepeso e obesidade, e dos estudantes de Fisioterapia que realizaram uma cuidadosa avaliação do pé do diabético, até então desconhecida da grande maioria do publico presente.

Durante a realização do Mutirão se utilizaram monitores accu-check (Roche ),e os indivíduos que deram resultados alterados foram inicialmente orientados pelo Dr.Sotero e pelo Dr.Sérgio Tavares,sendo então posteriormente encaminhados para Unidades Básicas de Saúde da cidade de Rosário do Catete e/ou para o Centro de Referência da Cidade de Aracaju ( CEMAR ).

O objetivo da Campanha que é realizado periodicamente durante todo o ano, é conscientizar a população sobre Diabetes e Hipertensão Arterial,ou seja como evitar o seu aparecimento,como realizar seu diagnóstico precoce, e a melhor forma de conduzir um tratamento adequado.

Todas as atividades foram Organizadas pela Acadêmica de Enfermagem Thais Fontes,auxiliada pela Professora Monica Valle e pelo Professor de Educação Física Expedito José de Almeida Rocha, com a Coordenação Direta do Centro de Diabetes de Sergipe com o apoio importante da Associação Sergipana de Proteção ao Diabético ( ASPAD ), e a Coordenação Nacional da FENAD,contando, é lógico, com o fundamental apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Rosário do Catete.

Não Diabéticos com valores normais de glicemia: 42
Diabéticos com valores normais de Glicemia: 143
Não sabiam ser diabéticos com glicemias 100-150: 89
Diabéticos com glicemias 100-150: 22
Não sabiam ser diabéticos com glicemias151-200: 71
Diabéticos com glicemias151-200: 28
Não sabiam ser diabéticos com glicemias201-250: 02
Diabéticos com glicemias201-250: 10
Não sabiam ser diabéticos com glicemias251-350: 03
Diabéticos com glicemia251-300: 09
Não sabiam ser diabéticos com glicemias301-350: 02
Diabéticos com glicemia301-350: 05
Não sabiam ser diabéticos com glicemias351-400: 01
Diabéticos com glicemia351-400: 01
Não sabiam ser diabéticos com glicemias>400: 02
Diabéticos com glicemia>400: 02
Totalização- exames realizados = 432

Exames alterados=247( 57,18),o que nos chamou atenção em Rosário do Catete foi de que apenas 38 pessoas, ou seja 8,79%apresentaram valores acima de 200 mg, demonstrando que a Secretaria de Saúde realmente presta um bom serviço de prevenção e cuidado adequado com seus diabéticos,diferentemente do que encontramos até agora na maioria dos Municípios aonde realizamos os Mutirões.

Parabéns ao Prefeito Laércio Passos re a Sua eficiente Equipe de Saúde.

O objetivo da Campanha que é realizado periodicamente durante todo o ano, é conscientizar a população sobre Diabetes, como evitar, diagnosticar e tratar.

APOIOS:

Entidades:

Sociedade Médica de Sergipe ( SOMESE )
Universidade Tiradentes
Alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe
Fundação São Lucas
Prefeitura Municipal de Rosário do Catete
Academia Sergipana de Medicina
Secretaria Municipal de Saúde de Rosário do Catete
SBD – Regional de Sergipe
SBEM – Regional Sergipe
SOCESE-Soc.Bras.Cardiologia Regional de Sergipe
INSTITUTO DE PREVIDENCIA DO ESTADO DE SERGIPE (IPES)

Empresas e Laboratórios:

Aché
AGREG-DESIGN
BIOLAB
Jansen-Cilag
HOSPITAL DE OLHOS DE SERGIPE
LIBBS
Mantecorp-Farmasa
Merck Sharp Dohme
Escurial Revestimentos Cerâmicos
Torrent
Takeda
Roche
SERVIER
Boehringer Ingelheim/LILLY
MERCK
GERMED
SANOFI DIABETES
NOVO NORDISK
PETROX ( Rede de Postos de gasolina )
UNIÃO ENGENHARIA
GROW UP
YÁZIGY
ZODIAC


Qualquer duvida podem entrar em contato com Dr. Sotero, pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone: (79) 999721255

VOLTAR

Você não tem permissão para enviar comentários

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes