Paraíba recebe equipe da SBD para a terceira edição do EE Sem Fronteiras

Começou nesta terça-feira, dia 16 de agosto, em João Pessoa (Paraíba), a 3ª edição do curso Educando Educadores Sem Fronteiras, programa da SBD apoiado pela WDF (World Diabetes Foundation) para capacitação de profissionais de saúde de áreas remotas do país na educação em diabetes.

Na abertura do curso, realizado no Hotel Hardman (praia de Cabo Branco, Manaíra), estiveram presentes Fernando Lopes, representante da Secretária de Saúde do Estado, Dra Roberta Abath; Dr João Modesto, delegado regional da SBD, representando Dr Luiz Turatti; Gerlane de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Agravos e Doenças Não Transmissíveis; e Rosiani Videres, gerente operacional da Atenção Básica da Secretaria de Estado.

Da edição paraibana do EE Sem Fronteiras participam em torno de 80 profissionais de saúde de 33 municípios do Estado, entre eles médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e dentistas. O curso é composto de aulas interativas (com discussões de casos) e oficinas práticas. Sempre com foco na educação do paciente com diabetes.

Feira de Saúde

O curso prossegue até o próximo sábado, dia 20, com a realização de uma Feira de Saúde no Shopping Tambiá, no centro de João Pessoa, das 10 às 14 horas. A feira, gratuita e aberta à população em geral, será uma oportunidade para que os alunos do EE Sem Fronteiras coloquem em prática o que vão aprender e discutir durante todo o programa de capacitação. Serão eles os responsáveis pela realização de testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de risco para desenvolvimento de diabetes tipo 2 e, principalmente, pela orientação dos visitantes da feira para o autocuidado.

A programação o EE Sem Fronteiras de João Pessoa inclui também a realização de um workshop educativo para cerca de 100 Agentes Comunitários de Saúde, que acontecerá nesta quarta-feira, dia 17 de agosto.

Visitas

Para conhecer de perto um pouco da realidade da saúde no Estado da Paraíba, a equipe da SBD que está a cargo da 3ª edição do Educando Educadores Sem Fronteiras visitou três aldeias indígenas – Três Rios, Brejinho e Jaraguá. Nesses locais, conversou com os profissionais sobre as dificuldades no atendimento e as iniciativas bem sucedidas para melhorar a saúde da população. Também conheceram o cacique Jurandir, da aldeia de Três Rios, que falou sobre as necessidades da etnia potiguara, que vem perdendo as suas tradições culturais, alimentares e da medicina tradicional (plantas medicinais).

O Educando Educadores Sem Fronteiras é um programa desenvolvido pela SBD desde 2014 com apoio da World Diabetes Foundation. Já foram realizadas duas edições do programa: em Boa Vista (Roraima), em abril de 2014; e Manaus (Amazonas), junho de 2015.

Equipe EE Sem Fronteiras – Paraíba

Claudia Pieper
Denise Franco
Graça Camara
Gilberto Casanova
Gláucia Duarte
Maristela Bassi Strufaldi
Roseli Rezende
Sonia de Castilho
Tarcila Ferraz de Campos
Tuigi Reis Burlina
Fabrícia Marin (administração)

EE Sem Fronteiras – Paraíba

De 16 a 20 de agosto de 2016
Hotel Hardman
Av. João Maurício, 1341 - Praia de Manaíra – João Pessoa

Feira de Saúde

20 de agosto de 2016 - 10 ás 14h
Shopping Tambiá
R. Dep. Odon Bezerra, 184 – Tambiá - João Pessoa 



Equipe Educando Educadores Sem Fronteiras em visita à aldeia Três Rios com o cacique Jurandir (líder desta comunidade indígena Potiguara)

Fabrícia Marin, com o material educacional do projeto, na recepção e credenciamento dos alunos

Fernando Lopes, representante da Secretária de Saúde do Estado, Dra Roberta Abath, na abertura do curso

Dr. João Modesto, delegado regional da SBD, representando Dr Luiz Turatti, na abertura do curso

Grupo de alunos da 3ª edição do Educando Educadores Sem Fronteiras - Paraíba

Vivência em Diabetes durante o curso

Atividade Prática e Dramatização durante o curso

VOLTAR

Você não tem permissão para enviar comentários

Comentários  

Josefa de Sousa 19-08-2016 23:44
Ótimo Curso!
Graça Camara 17-08-2016 19:06
Experiencia unica que todo o profissional de saúde deveria poder experenciar.

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes