Sulfonilureias não aumentam mortalidade [1]

Estudo desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Endocrinologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS

BOSTON, MA - O uso de sulfonilureias em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 não aumenta o risco por todas as causas ou de mortalidade cardiovascular, de acordo com os resultados de uma nova metanálise [2]. Além disso, os investigadores não observaram um aumentado de acidente vascular cerebral ou de infarto do miocárdio com os agentes antidiabéticos.

O Dr. Dimitris Rados, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil, que apresentou os dados no Congresso da American Diabetes Association (ADA) 2015, disse que os resultados foram semelhantes quando foram incluídos ou excluídos os dados do UKPDS.  Ao analisar as diferentes sulfonilureias, os investigadores observaram um aumento estatisticamente significante no risco de mortalidade cardiovascular e por todas as causas com o uso de glipizida, embora eles alertem para o risco de se dar muito valor para as análises de subgrupo, que incluam um pequeno número de pacientes e de eventos clínicos.

O Dr. Rados disse que as sulfonilureias são de baixo custo e ainda são utilizadas em aproximadamente 30% dos pacientes em países desenvolvidos e são mais frequentemente utilizadas nos sistemas de saúde de países mais pobres. Esses fármacos ainda continuam a ser uma boa opção de segunda linha para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 2 (DM2).

Tem havido um debate quase permanente sobre se esses fármacos aumentam ou não a mortalidade geral ou a mortalidade cardiovascular. O estudo UKPDS foi o primeiro a sugerir um potencial risco de mortalidade entre os pacientes tratados com metformina e uma sulfonilureia. Desde então, tem havido várias revisões sistemáticas e metanálises mostrando resultados conflitantes.

PARA MAIORES DETALHES SOBRE ESTE ESTUDO, CONSULTE O COMENTÁRIO DE MICHAEL O’RIORDAN, PUBLICADO EM 06 DE JUNHO DE 2015, NO MEDSCAPE (www.medscape.com/viewarticle/846041_print) [1] ou consulte o abstract do artigo original [2].

Referência bibliográfica:

Rados DV, Pinto LC, Remonti LR, et al. Sulfonylureas are not associated with increased mortality: Meta-analysis and trial sequential analysis of randomized clinical trials. American Diabetes Association 2015 Scientific Sessions; June 6, 2015; Boston, MA. Absctract 16-OR.

 

VOLTAR

 

 

Você não tem permissão para enviar comentários

Mais Temas

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes