CONITEC abre Consulta Pública sobre medicamento para Edema Macular Diabético

Está aberta, até 18 de julho, Consulta Pública da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) sobre a incorporação do aflibercepte para o tratamento de Edema Macular Diabético (EDM). 

O Edema Macular Diabético (EDM) é uma das complicações do diabetes, que culmina em alterações estruturais nos vasos da retina causados pela elevação dos níveis de açúcar no sangue. O processo pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar o extravasamento de fluidos na retina – dessa forma, moléculas podem se acumular próximos à retina e à mácula, formando o EDM. 

O aflibercepte é considerado uma alternativa para impedir a evolução da doença – o medicamento é aplicado por meio de uma injeção intraocular e bloqueia a proliferação de vasos sanguíneos da retina. De acordo com os estudos feitos pela CONITEC, a tecnologia tem benefícios, mas as análises do Plenário consideram também os impactos orçamentários para o SUS – por conta do preço proposto pela indústria, a recomendação inicial da CONITEC foi desfavorável à incorporação.

Por isso, a contribuição por meio da Consulta Pública é fundamental para confirmar ou modificar essa análise, já que informações técnicas e científicas, além de relatos de experiência a respeito do uso do medicamento podem auxiliar na elaboração do relatório final. Para participar, basta procurar pela Consulta Pública nº 37, intitulada “Proposta de incorporação do Aflibercepte paras o tratamento de pacientes com Edema Macular Diabético”, e preencher os formulários eletrônicos disponíveis no site.

Acesse: http://conitec.gov.br/consultas-publicas

Mais Temas

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes