Nota Solidariedade Brumadinho-MG

Nesta sexta-feira, 25, houve o rompimento da barragem da mineradora Vale, na Mina Feijão, em Brumadinho - Belo Horizonte. Esse episódio causou uma perda irreparável para centenas de famílias e devastou parte da comunidade.

A Sociedade Brasileira de Diabetes se solidariza com o ocorrido e acredita que, especialmente em momentos como esses, a informação seja a nossa melhor aliada. Os medicamentos de uso contínuo para as pessoas com doenças crônicas como o diabetes hipertensão ou pacientes em tratamento de doenças infecciosas devem ser solicitados novos, juntos às unidades de saúde de referência (veja abaixo a lista de alguns postos de saúde em Brumadinho).

Em situações extremas assim, é preciso atentar para alguns cuidados especiais que podem ser bastante úteis em vários quesitos:

  • Medicamentos: a falta ou a dificuldade para armazená-los e conservá-los corretamente (ex.: insulina - em uso, podem ser mantidas na geladeira (entre 2 e 8ºC), ou em temperatura ambiente (15 e 30ºC), em local fresco, ao abrigo da luz e de oscilações bruscas de temperatura)
  • Procurar manter-se fiel aos horários pode ser também um problema (ex.: algumas  insulinas basais podem ser aplicadas até oito horas após o horário habitual)
  • Variedade de alimentos: certamente não é a maior preocupação agora! Por isso, é difícil manter a rotina de alimentação e isso pode ser perigoso para algumas pessoas. Apesar disso, é sempre essencial lembrar-se da importância da água!
  • Seja por escassez, falta de baterias ou nervosismo, monitorar a glicemia fica mais complicado, mas se possível, deve-se atentar e continuar o monitoramento
  • Pés: muitas vezes, na tentativa de socorrer o próximo, as pessoas podem sair sem se calçar, o pode ocasionar sérios problemas em quem tem insensibilidade pela neuropatia: usar botas, se possível, é o mais indicado
  • Apesar da situação de carência de recursos, é preciso cuidar da higiene pessoal, especialmente com as crianças e os idosos.

 

Mais uma vez, a SBD expressa profundo pesar e sentimentos à comunidade de Minas Gerais, em Brumadinho, que enfrenta tamanha tragédia !

 

Sociedade Brasileira de Diabetes
Gestão 2018-2019
Coordenação – Ativos de Comunicação | Conectando Pessoas
Coordenação – Departamento de Enfermagem

 

Postos de Saúde em Brumadinho

  • Posto de saúde -Povd Águas Claras, , Centro
  • Posto de saúde - R 1, - Estância Casa Branca -  (31) 3575-3457
  • Posto de saúde -R Aiza Helena Machado, - Centro - Posto de saúde -
  • Av Nossa Senhora do Belo Ramo, 341 - Centro - Posto de saúde da Família - R Francisco Jorge Diniz, - Sede 1 Ax 2 - - Centro -
  • Posto de saúde TEJUCO -R João dos Santos, 322 - Centro
  • Unidade de saúde da Família Conc Itagua. R Teotônio Pinto Brandão -  (31) 3571-6047
  • Unidade de saúde da Família Planalto. R Nossa Senhora do Belo Ramo, 341- (31) 3571-3620
  • Unidade de saúde da Família Progresso. R Aiza Helena Macedo, 46 - (31) 3571-7023
  • Posto de saúde da Família Aranha - R Padre Eustáquio, 2 - (31) 3579-1026
  • Posto de saúde da Família - R República da Argentina, 151 - (31) 3571-4522
  • Unidade de saúde da Família Santa Efigênia - R Presidente Kennedy, 640  - (31) 3571-4202
  • Unidade de saúde da Família Piedade -R dos Passos - (31) 3571-5086

 

Conservação e transporte de insulinas

As insulinas apresentam boa estabilidade e têm sua ação biológica preservada, desde que sejam seguidas as orientação de conservação e transporte (GROSSI, 2004; SBD, 2009).

As insulinas em uso, podem ser mantidas em temperatura ambiente (15 e 30ºC), na geladeira (entre 2 e 8ºC), ou em local fresco, ao abrigo da luz e de oscilações bruscas de temperatura

 

Insulina

Temperatura

Validade

Insulina lacrada

  • Frasco
  • Refil
  • Caneta descartável

2 a 8º C
Manter na parte interna, inferior da geladeira

2 a 3 anos, de acordo com o fabricante,

a partir da data de fabricação

Insulina em uso

  • Frasco
  • Caneta descartável

2 a 8º C
Manter na parte interna, inferior da geladeira
ou
Até 30º C em temperatura ambiente

4 a 6 semanas após a data de abertura

e início do uso

Insulina em uso

  • Caneta recarregável

Até 30º C em temperatura ambiente

4 a 6 semanas após a data de abertura e início do uso

 

Os fabricantes não recomendam guardar a caneta recarregável em geladeira, porque pode danificar o mecanismo interno e, em alguns casos, interferir no registro da dose correta; devendo então, ser mantida em temperatura ambiente. Já as canetas descartáveis, podem ser armazenadas tanto em geladeira, quanto em temperatura ambiente.

Quando mantida em geladeira, a insulina deve ser retirada com 30 minutos de antecedência da aplicação, para evitar desconforto e irritação no local.

O local mais adequado para armazenar a insulina, na geladeira, é a prateleira próxima à gaveta de legumes, pois as prateleiras e gavetas próximas ao freezer, podem expôr a insulina à temperaturas inferiores a 2º C, ocasionando congelamento e perda de efeito. A porta da geladeira também não é indicada para seu armazenamento, já que, as frequentes aberturas de porta causam grande mobilidade no frasco e variação da temperatura da insulina, podendo danificá-la.

As insulinas lacradas (aquelas que ainda não estão em uso), necessitam ser armazenadas em geladeira (temperatura entre 2 e 8ºC) e a data de validade a ser considerada, é a que está impressa na embalagem.

Insulinas em uso: prazo de validade em torno de 28 dias, a partir da data da abertura (ver orientações na bula, pois algumas insulinas tem prazo maior), e devem ser descartadas após esse período. A sugestão é sempre anotar a data de abertura no frasco para não esquecer.

NOTA: Sobre o transporte de insulinas, no caso de deslocamentos cotidianos ou viagens curtas (< 6 horas) , tanto a insulina reserva, quanto a insulina em uso, podem ser mantidas em temperatura ambiente, desde que não sofram oscilações de temperatura, para isso sugere-se colocar em uma bolsa térmica.

Já em viagens longas (> 6 horas), caso haja oscilações bruscas de temperatura (<15º e >30º C), as insulinas precisam ser mantidas em bolsa térmica com gelo, e o gelo precisa ser trocado, para garantir a temperatura adequada.

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes