Como evitar surpresas desagradáveis durante o carnaval

Dra. Marlice Marques

  • Nutricionista Clinica
  • Mestre em Ciências da Saúde-UFG
  • Educadora em Diabetes ADJ/SBD/IDF
  • Membro do Departamento de Nutrição SBD Biênio 2018/19


Olha outro carnaval chegando aí, gente!

Vai viajar, cair na folia ou simplesmente aproveitar os dias de descanso?

Se for cair na folia, na rotina de desfiles, blocos de rua ou nas noites de bailes lembre-se que isto requer energia e hidratação suficientes para manter a atividade física nesse período.

Separamos algumas dicas bem importantes pra você que tem diabetes.

 

  1. Mantenha as refeições nos horários habituais e se isso não for possível, tenha sempre disponível um lanche que lhe permita aguardar a próxima refeição. O certo é que não fique longos períodos sem se alimentar. E, ao se alimentar na rua, cuidado com os alimentos consumidos.

  2. Hidratação é fundamental. Use e abuse da água. O refrigerante, mesmo o zero, não é uma boa opção como bebida hidratante. Caso for ingerir sucos, lembre-se de dilui-los em água e de contabilizar as frutas na sua cota diária conforme combinado com sua nutricionista. Ou prefira o suco de limão ☺

  3. Evite o excesso de bebida alcoólica, pois podem causar hipoglicemias graves. Se for consumir, não use as bebidas alcoólicas sem se alimentar e respeite seu limite. Intercale sempre uma bebida com água. Não descuidem de medir a glicemia para conhecer os efeitos do álcool no seu organismo. Para os que fazem contagem de carboidratos, até duas doses não é necessário contabilizar os gramas de carboidrato da bebida. Converse com sua equipe. Se você usa bomba de insulina lembre-se de levar o seu kit de emergência contendo seringas e/ou canetas, insulina reserva e as configurações da bomba anotadas.

  4. Verifique se tem medicação e insumos suficientes para todo o período de festas. Principalmente se for viajar.

  5. Cuidado com as lesões nos seus pés. Atenção ao calçado adequado e não fique descalço.

  6. É importante medir sua glicemia, antes, durante e depois da folia. Esforço físico e álcool podem interferir no seu controle glicêmico.

  7. Não esqueça sua carteira de identificação “Tenho diabetes”. Hipoglicemia pode ser confundida com embriaguez.

  8. Evite frituras, maionese e alimentos de difícil digestão (tipo feijoada, rabada), preparações com creme de leite ou queijos muito gordurosos.

  9. Depois da folia procure dormir bem pra repor as energias e evitar desgaste exagerado.

  10. O plano alimentar combinado com seu nutricionista deve ser seguido nos intervalos da folia.

  11. Não esqueça do seu “kit sobrevivência”: glicosimetro, fitas, sachets de glicose ou bala, sua medicação, frutas da estação, água.

No mais, beba com moderação, use camisinha, cuidado no trânsito e divirta-se SEM moderação.

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