Presidente da SBD propõe parceria à Secretaria de Saúde de Rondônia

O Dr. Balduíno Tschiedel, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, foi recebido pelo secretário Estadual de Saúde de Rondônia, Dr. Williames Pimentel de Oliveira, dia 25 de outubro,  para propor  convênio com o Projeto “ SBD vai ao Gestor” que estabelece  parceria entre a SBD e o Estado de Rondônia. O  Termo de Convênio tem como objetivo o estabelecimento de Cooperação Técnico-Científica visando o desenvolvimento de atividades conjuntas de formação de recursos humanos, educação permanente, aprimoramento profissional e cooperação científica e tecnológica para o desenvolvimento da atenção ao diabetes em todo o Estado.

O Projeto visa, também, saber como está  a situação da distribuição de insumos para os pacientes do Estado e quais as dificuldades e prioridades no atendimento aos pacientes com Diabetes, uma doença que vem se  tornando um problema de saúde pública em todo o mundo, devido, principalmente, ao estilo de vida da atualidade. Hoje o Brasil tem cerca de 13,4  milhões de pessoas com Diabetes.

O secretário falou sobre a judicialização da medicina no estado, o que vem onerando muito a verba destinada à saúde de Rondônia e aceitou prontamente a parceria oferecida pela SBD, solicitando ao Dr. Balduíno que fossem realizados os cursos de capacitação em cinco regiões do estado e o mais rápido possível. O Dr. Balduíno informou que os cursos deverão ser realizados no início de 2014. A reunião contou com a presença do endocrinologista André Petermann, que ficou encarregado de intermediar a organização dos cursos.

Atualmente, o diabetes, que é reconhecido pela OMS como um importante problema de saúde pública, vem crescendo em todos os países, especialmente entre adolescentes, devido a alimentação à base de muita fritura e gorduras, vida sedentária e conseqüente aumento de peso.

VOLTAR

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes