Jovens gaúchos portadores de diabetes farão caminhada no Monte Everest

O grupo de corridas do Instituto da Criança com Diabetes (ICD) de Porto Alegre(RS) recebeu um convite muito especial da Telefônica Espanha: participar da expedição denominada "Diabéticos sem Fronteira", que fará uma caminhada até o campo base no Monte Everest, no final deste mês de outubro. A expedição tem como objetivo mostrar que o paciente com diabetes, quando bem monitorado, pode realizar atividades físicas intensas e ter uma vida normal. O Grupo embarcou para este grande desafio no último dia 18.

O grupo é formado por Tomás Boeira, Letícia Socoloski, Viviane Alano e Rodrigo Ferreira, e será liderado pelo espanhol Josu Feijo, diretor da Telefónica, que também é diabético e montanhista - ele foi o primeiro diabético a alcançar o ponto mais alto do Everest. Durante a expedição, os quatro gaúchos usarão uma tecnologia chamada Telemedicina: seus dados sobre glicemia serão enviados via satélite para um endocrinologista em Porto Alegre, que, de posse dessas informações, responderá orientando sobre protocolos de aplicações de insulina e de alimentação.

Sob a supervisão do educador físico do ICD, Winston Boff, Tomás, Letícia, Viviane e Rodrigo realizaram treinos de preparação física para essa jornada, que incluíram turnos de corrida e caminhadas pela Rua Lucas de Oliveira, um dos aclives mais íngremes de Porto Alegre, tudo para alcançarem o condicionamento muscular e cardiovascular adequado para o desafio de caminhar até a base do Monte Everest. Nesses treinos, também eram efetuados testes de glicemia, a fim de mapear o metabolismo dos corredores e obter parâmetros para os ajustes das doses de insulina no Nepal.

O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo com uma altitude de 8.848 metros. Situa-se no continente asiático, na Cordilheira do Himalaia na fronteira do Nepal com o Tibete. O cume do Everest permanece coberto por gelo durante todo o ano e sua escalada requer muito planejamento, preparo físico e treinamento para enfrentar condições extremas: ar rarefeito, frio extremo e avalanches de neve.

VOLTAR

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes