Folia com Saúde

A SBD selecionou 8 práticas básicas para que as pessoas com diabetes não se sintam excluídas de uma das maiores festividades nacional por conta de alguns empecilhos relacionados à sua rotina.

1. Glicose
Certifique-se de que o controle de sua glicose está bom e qualquer outra condição de sua saúde que possa comprometer o seu bem-estar.

2. Medicamentos
Verifique se seus medicamentos estão na quantidade necessária para o período de carnaval.

3. Alimentação
Viajando ou permanecendo em casa, tenha os alimentos necessários para manter uma alimentação saudável. Mantenha as refeições nos horários habituais e se isso não for possível, tenha sempre disponível um lanche que lhe permita aguardar a próxima refeição.

4. Roupas
Use roupas leves, como as de algodão, que não retêm a transpiração e são mais adequadas para as temperaturas elevadas.

5. Hidratação
Beba de 2 a 3 litros de líquidos ao longo do dia, preferivelmente água. Caso ingerir sucos, lembre-se de dilui-los em água e de contabilizar as frutas na sua cota diária conforme orientação da nutricionista.

6. Bebida Alcoólica
Cheque com seu médico se seu controle atual do diabetes permite a ingesta alcoólica. Se consumir, faça em pequena quantidade.

7. Calçado
Lesões de pé são frequentes no Carnaval e é sempre bom prevenir. Use um calçado adequado e não ande descalço.

8. Cartão do paciente Diabético
Para poder curtir tranquilamente o carnaval, ande sempre com o seu cartão de identificação devidamente preenchido. Ele é útil em situações inesperadas, como nos casos de acidentes e hipoglicemias, em que a perda da consciência pode ocorrer em locais públicos.

VOLTAR

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes