Sociedade Brasileira de Diabetes se une a um esforço global para reduzir o risco de pessoas com diabetes durante a pandemia de COVID-19

Ao lado da JDRF – Beyond Type 1 Alliance, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) está compartilhando recomendações para pessoas com diabetes durante a pandemia, com o objetivo de conter a disseminação da COVID-19 e proteger os mais vulneráveis.

28 de abril de 2020 – Juntamente com as principais organizações mundiais de diabetes, a Sociedade Brasileira de Diabetes está compartilhando orientações sobre recomendações de alto impacto para a prevenção de COVID-19 para pessoas com diabetes. As recomendações visam manter em segurança aqueles mais vulneráveis a complicações do COVID-19, até que a pandemia seja contida. As recomendações foram criadas pela JDRF – Beyond Type 1 Alliance e também são endossadas pela American Diabetes Association (ADA), Harvard Medical School e International Society for Pediatric and Adolescent Diabetes (ISPAD). Elas podem ser encontradas em https://coronavirusdiabetes.org/

Os membros da comunidade de diabetes estão entre os mais vulneráveis a complicações graves e morte causada pelo coronavírus. Embora nem todas as pessoas com diabetes – Tipo 1 ou Tipo 2 – tenham o mesmo nível de risco, as recomendações visam amplas mudanças de comportamento de toda a comunidade de diabetes para proteger aqueles com maior risco.

Existem cerca de 16 milhões de pessoas com Diabetes no Brasil. O Diabetes é a quarta causa de mortalidade entre as pessoas infectadas com o coronavírus no Brasil.

Estima-se que 463 milhões de adultos em todo o mundo estejam vivendo com diabetes. Para alcançar essa vasta rede, uma campanha digital global foi lançada com a ajuda de organizações parceiras em todo o mundo. O site e os materiais da campanha estão disponíveis em espanhol e inglês, com o objetivo de traduzir para o maior número possível de idiomas.

Junto com a lista de recomendações, o site inclui uma variedade de outros artigos, gráficos para download, vídeos e links para recursos adicionais, fornecidos pelo JDRF, Beyond Type 1 e outros parceiros. Organizações e empresas que desejem ajudar no esforço podem entrar em contato com coronavirus@beyondtype1.org.

 

Sobre a SBD

Filiada à International Diabetes Federation (IDF), a Sociedade Brasileira de Diabetes é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1970, que trabalha para disseminar conhecimento técnico-científico sobre prevenção e tratamento adequado do diabetes, promover a educação continuada de todos os profissionais envolvidos nos cuidados às pessoas com diabetes, e conscientizar a população a respeito da doença e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Também colabora com o Estado na formulação e execução de políticas públicas voltadas à atenção correta dos pacientes, visando a redução significativa da doença no Brasil. Conheça nosso trabalho: www.diabetes.org.br.

Imagens para download

Clique para ampliar. Use o botão direito do mouse para download.